Título: Bovespa sucumbe à tendência americana e recua 1,24%
Autor: Aliski, Ayr
Fonte: Jornal do Brasil, 12/12/2008, Tema do Dia, p. A2

Depois de passar o dia surfando na alta das commodities, a Bolsa de Valores de São Paulo não resistiu à intensificação das perdas de Wall Street e reverteu nos últimos minutos do pregão. O Ibovespa caiu 1,24%, para 38.519 pontos. No auge, o principal índice da bolsa paulista chegou a subir mais de 2%. A volatilidade calibrou o giro financeiro para R$ 4,56 bilhões.

Na maior parte da sessão, a tônica dos transações foi a combinação de forte alta das commodities com a expectativa em torno dos planos do governo dos Estados Unidos para animar a economia abalada pela crise.

¿ Mesmo com notícias importantes no cenário doméstico, o investidor seguiu se orientando pelas bolsas internacionais ¿ disse Rodney Otero Melhados, analista da corretora Planner.

O ânimo dos investidores deteriorou de vez depois que o presidente do JPMorgan Chase declarou que a instituição está registrando resultados "terríveis" nos últimos meses do ano, trazendo de volta preocupações com a solidez do setor financeiro no país.

Bolsas nos EUA

As bolsas americanas encerraram os pregões em baixa, puxadas pelos temores de que o pacote de ajuda ao setor automobilístico americano não passe no Senado. A Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês) fechou em baixa de 2,24%, indo para 8.565,09 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S&P 500 caiu 2,85%, para 873,59 pontos. A Bolsa tecnológica Nasdaq fechou em baixa de 3,68% no indicador Nasdaq Composite, para 1.507,88 pontos.

O petróleo fechou em Nova York com alta de 10,25%, com a expectativa de corte na produção da Opep na próxima semana.