Título: Gros cobra rapidez nas novas regras do pré-sal
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/12/2008, Economia, p. A18

O vice-presidente do conselho de administração da OGX, Francisco Gros, cobrou ontem maior rapidez do governo na definição do novo marco regulatório para o setor de petróleo e gás. Para o executivo, as novas regras devem ser atraentes para o investidor e não poderão beneficiar somente a Petrobras.

¿ O Brasil é maior do que a Petrobras, é maior que uma única empresa. Temos a faca e o queijo nas mãos, só depende de nós ¿ afirmou Gros, que participou de seminário da Standard & Poor"s, no Rio, que debate os rumos da economia em 2009.

Do Irajá a Ipanema

Gros, que já presidiu a Petrobras e também o Banco Central do Brasil, destacou que o governo deve dar total atenção ao setor de petróleo e gás, visando o futuro do país. Segundo o executivo, o desenvolvimento das reservas representa excelente oportunidade para o Brasil "tirar o pé da lama de uma vez por todas. Vamos mudar de Irajá para Ipanema".

Gros acrescentou que a questão do preço do barril de petróleo não é fator preponderante para que se façam investimentos no setor ¿ o preço já caiu cerca de 70% desde o pico de US$ 147 em julho. Lembrou ainda que a visão do setor é de longo prazo, ao citar que é necessária a entrada constante de novos campos em operação. Caso isso não acontecesse, a produção mundial cairia 7% ao ano.

O ex-presidente da Petrobras não revelou se a companhia vai fazer ofertas pelos blocos.