O Estado de São Paulo, n. 46444, 14/12/2021. Política, p. A7

 

Lira nega apoiar mudanças na lei da Ficha Limpa

Eduardo Rodrigues

14/12/2020

 

Líder do Centrão e candidato do Planalto à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-al) disse ontem que não pretende mudar a Lei da Ficha Limpa em troca de votos da oposição na eleição para o comando da Casa. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele reforçou o compromisso com o teto de gastos.

"Precisaremos da Câmara uma agenda eficiente para garantir a retomada econômica do Brasil", afirmou Lira, em suas redes sociais. "É importante nesse processo olharmos pelo equilíbrio fiscal do País, limitado ao teto de gastos, desfazendo informações equivocadas publicadas. Movimento que adiciona um falso apoio a mudanças na lei de Ficha Limpa. Não há!", escreveu o parlamentar.

Na quarta-feira passada, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral reagiu ao suposto aceno de Lira a partidos de esquerda e centro-esquerda sobre mudanças na Ficha Limpa. Em nota de repúdio, a organização classificou o movimento como "barganha" e convocou a sociedade a acompanhar a disputa pela presidência da Casa. A eleição para a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) está prevista para 1.º de fevereiro.