Título: Na defesa, Tarso diz que alterações são programáticas
Autor: Carneiro, Luiz Orlando
Fonte: Jornal do Brasil, 20/12/2008, País, p. A6

O ministro da Justiça, Tarso Genro, rebateu ontem as críticas feitas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, de que a Polícia Federal mudou de conduta depois de ser alvo cobranças por alterações no seu modo de atuar. Evitando polemizar, o ministro minimizou o peso de Mendes nas críticas à PF.

¿ A nossa conduta aqui não foi motivada por nenhum poder institucional ¿ afirmou Tarso, em sua última entrevista do ano, antes de sair para 15 dias de férias. ¿ São críticas que respeitamos, mas as mudanças que estamos fazendo, são mudanças programáticas. Mas escutamos de bom grado todas as críticas que vêm de fora.

A reação de Tarso foi provocada por comentários de Mendes, que hoje mais uma vez condenou a espetacularização de ações da PF. Nos últimos dias, Tarso reiterou sua preocupação para que os policiais evitem o tom de espetáculo nas operações.

Atenção

Ontem, durante reunião com representantes da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ministrou reafirmou que os policiais devem estar atentos para que não ocorram vazamentos de informações nem privilégios a determinados órgãos da imprensa. Ao longo do ano, Mendes foi um dos mais críticos à atuação da Polícia Federal. O ministro reclamou principalmente da ação durante a Operação Satiagraha, da PF, na qual foram investigados lavagem de dinheiro e corrupção. Na ocasião, o ministro do STF condenou certos abusos, como o uso de algemas. (Folhapress)