Título: BC prevê a volta do crédito no primeiro semestre de 2009
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2008, Economia, p. A18
O Relatório de Inflação divulgado ontem pelo Banco Central prevê, para os próximos meses, o retorno do crédito bancário às pessoas físicas e jurídicas. Segundo o diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita, a oferta de crédito ainda não retornou ao patamar que estava antes da crise financeira internacional, mas previu que "será de dois dígitos em 2009".
Liberação dos compulsórios
Mesquita reconheceu que o mercado precisa assimilar as medidas adotadas pelo BC para voltar a conceder crédito a pessoas físicas e jurídicas.
¿ Demora um certo tempo até o mercado assimilar as medidas e se adequar a elas em sua totalidade ¿ afirmou o diretor do BC.
As medidas a que o diretor do BC se refere foram as anunciadas desde o início da crise financeira internacional. Entre as quais, a liberação dos depósitos compulsórios represados no BC.
Na avaliação de Mário Mesquita, a primeira etapa já foi realizada que era a de liberar os depósitos compulsórios aos bancos.
¿ As medidas têm sido bem-sucedidas para evitar o empoçamento do crédito. Entre as instituições financeiras, a situação está bem encaminhada, mas esta é apenas a primeira etapa. O conforto para emprestar para os clientes ainda não retornou ao patamar anterior. É uma segunda etapa. Temos que ter uma visão pragmática ¿ disse Mário Mesquita.
O diretor do BC disse ainda que a autoridade monetária vai atuar para aumentar o poder de compra da população. Fator primordial para manter a economia aquecida.
¿ Nós atuamos com a idéia de preservar o poder de compra da população, o que é essencial para manter o crescimento da economia ¿ afirmou o representante da autoridade monetária.