Título: Plano de ação contempla transferência tecnológica
Autor: Americano, Ana Cecília
Fonte: Jornal do Brasil, 23/12/2008, Tema do Dia, p. A2

Um dos maiores objetivos da II Cúpula Brasil-União Européia, ontem, diz respeito à adoção de do Plano de Ação da Parceria Estratégica, documento que constituiria a base do diálogo e da cooperação bilateral. O acordo, lançado na primeira edição do encontro bilateral, em Lisboa, no ano passado, tem duração de três anos e deverá ser revisto antes da Cúpula Brasil-União Européia de 2011.

Apesar de ter como principal objetivo o fomento de acordos e trocas econômicos, "o plano vai muito além dos temas comerciais", garante o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Setores como ciência, tecnologia, inovação, educação e cultura também serão contemplados.

¿ Decidimos dar prioridade a setores de ponta como biotecnologia e nanotecnologia ¿ explicou Lula. ¿ Vamos negociar acordos de cooperação no campo da pesquisa nuclear, para que o Brasil participe no Projeto ITER também sobre geração de energia nuclear.

Ainda dentro do Plano de Ação, o aprofundamento da parceria existente nas áreas militar e de defesa, incluindo a compra de armamentos que contempla transferência de tecnologia para o Brasil.

Presente nos encontros, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que os acordos militares entre os dois países incluem um estaleiro para construção de cinco submarinos ¿ sendo quatro a diesel Scorpene e outro nuclear. Sob o acordo, o estaleiro será operado pelo setor privado francês por 20 anos para depois passar às mãos do Brasil.

Está prevista, ainda, a montagem no Brasil de 50 helicópteros, ao custo de aproximadamente 1,9 bilhão de euros.

¿ Não nos faltou ambição ao definir nosso programa de trabalho ¿ entusiasma-se Lula. ¿ Temos, agora, de estar àaltura do grande número de projetos e iniciativas a que nos propusemos.

Ainda no plano, investimento em infra-estrutura e na área de transportes ¿ a idéia é incentivar o empresariado francêss a investir na constução do trem de alta velocidade ligando Rio a São Paulo, que deve estar pronto até 2014, quando ocorre a Copa do Mundo aqui.

Sensível

Um dos temas mais importantes nas relações bilaterais entre Brasil e União Europeia, no entanto, ainda não foi mencionado. Questões envolvendo imigração ¿ principalmente a de latino-americanos na Europa, são, ainda, o ponto mais delicado das relações bilaterais. A expectativa é que seja debatido antes de Sarkozy ir embora.