Título: África: prós e contras
Autor: Olivia Hirsch
Fonte: Jornal do Brasil, 13/02/2005, Internacional, p. A13

O êxodo de jovens africanos rumo ao vizinho continente do Norte em busca de melhores oportunidades é responsável pelo envio de bilhões de dólares ao ano para a região.

O Senegal tem 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) proveniente dessas transferências e a Nigéria registra 4%.

Em 2001, ao redor do mundo, imigrantes no Ocidente enviaram para casa US$72,3 bilhões. Estes dados sequer incluem as transferências feitas de maneira informal. Estimativas apontam que o valor seja duas ou três vezes maior.

No entanto, há dúvidas se os benefícios financeiros são capazes de superar os problemas gerados pela saída de tantas pessoas, principalmente jovens, afirma Jean-Philippe Chauzy da Organização Internacional sobre Imigração.

A ''fuga de cérebros'' definitivamente não ajuda os países africanos a alcançar os padrões ocidentais. Segundo estimativas do Banco Mundial, 70 mil pessoas das mais qualificadas do continente deixam a região a cada ano e são gastos US$ 4 bilhões para repô-las com trabalhadores exilados. O problema também afeta a produção de alimentos, já que muitos fazendeiros estão partindo para campos mais ricos.