Título: Corrida para renovar carteira
Autor: Leandro Bisa
Fonte: Jornal do Brasil, 13/02/2005, Brasília, p. D5

Temor de novas exigências leva motoristas a antecipar procura de exame médico

Cresceu em mais de 100% o número de pedidos para renovação de carteiras de habilitação no Detran do DF, depois que o Conselho Nacional de Transito (Contran) tornou obrigatória a participação dos motoristas habilitados antes de 1998 em curso de direção defensiva e primeiros socorros. Como a medida só começa a valer em 22 de março, há quem busque renovar a carteira até com seis meses de antecedência. De acordo com a resolução, de nº 168, quem renovar a carteira a partir de março tem que passar pelo curso de 15 horas/aulas ou fazer exame sobre o conteúdo.

A medida provocou uma corrida às clínicas de renovação de carteiras, visto que atualmente, para renovar a habilitação, o motorista precisa apenas ser aprovado em exame médico, que custa, em média, R$ 55.

Vânia Flores, diretora de uma das 45 clínicas credenciadas ao Detran/DF, disse que os pedidos de renovação dobraram a partir do dia 10 de janeiro. A média de atendimento diário, disse Vânia, variava entre 20 e 25 pessoas. Por conta da resolução 168, saltou para 48 atendimentos ao dia.

- Isso ocorre porque o Conselho Federal de Medicina determina que cada médico atenda, no máximo, seis pacientes por hora. Como o médico da nossa clínica trabalha oito horas por dia, ele só pode atender 48 pessoas. Tem gente voltando para casa, porque não dá para atender todo mundo - comentou Vânia.

O Detran sentiu o impacto da corrida. A partir do dia 10 de janeiro, o número de processos para renovação de carteiras de carteiras começou a aumentar gradativamente. Para se ter idéia, no dia 7 de janeiro, o Detran recebeu 494 processos de renovação. Dez dias depois, em 17 de janeiro, 1.199 carteiras foram renovadas (veja quadro).

Apesar da alta demanda, Raimundo Lago, assistente da Divisão de Habilitação do Detran, disse que, diferentemente do que aconteceu em outros Estados, o serviço não foi prejudicado em Brasília.

- Acorrida para renovação de carteiras se repetiu em todo o País, mas aqui em Brasília, até agora, não estamos tendo problema nenhum. A demanda aumentou, porém estamos dando conta - disse Lago.

Lago explicou que os motoristas do DF não precisam procurar, diretamente, o Detran para renovar a carteira. Basta ir à clínica médica credenciada e fazer o exame médico. Em várias outras cidades brasileiras, o motorista precisa ir ao Detran. É o caso de São Paulo (SP), onde está difícil andar nos corredores do edifício do órgão, tamanho é o congestionamento de pessoas. O problema levou a direção do Detran paulista a baixar norma autorizando só motoristas com carteira vencida a fazer a renovação.

Segundo Lago, conduta semelhante não será adotada pelo Detran brasiliense. Primeiro, disse, porque a questão esta sendo bem administrada. Segundo, porque a portaria do Detran de São Paulo pode ser contestada na Justiça.