Título: Tião Viana aposta em racha no PMDB
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 27/01/2009, País, p. A10

O senador Tião Viana (PT-AC), que disputa a presidência do Senado, aposta no apoio de pelo menos cinco dos 20 senadores do PMDB à sua candidatura ¿ mesmo depois do ingresso do senador José Sarney (PMDB-AP) na disputa. Embora o PMDB oficialmente mantenha o discurso de que estará unido em torno de Sarney, candidato do partido, Tião disse ontem que um grupo de peemedebistas já manifestou interesse em apoiar o seu nome na corrida pelo comando do Senado.

¿ Eu acredito que terei o apoio de cinco a sete senadores do PMDB, além de votos no DEM e no PTB, hoje não muito simpático à minha candidatura. Isso sem contar os seis partidos que já declararam apoio ao meu nome ¿ afirmou.

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse não acreditar em um racha no PMDB capaz de viabilizar a vitória de Tião Viana.

¿ Acho muito pouco provável que exista uma dissidência deste tamanho no partido. Se ele tiver colocando esses votos na conta dele, vai acabar dando conta errada ¿ afirmou o peemedebista.

Garibaldi, que recuou de sua candidatura em favor de Sarney, disse não acreditar em traições contra o peemedebista na bancada ¿ mesmo com a votação secreta no plenário do Senado.

¿ Se ele (Tião) estiver esperando isso, está mal. Eu tenho falado com os senadores e não noto esse propósito (de traições).

O DEM vai oficializar esta semana o apoio à candidatura de Sarney, mas Tião também mostrou-se otimista em conquistar votos da oposição. Além dos democratas, o petista mira nos votos dos tucanos, que são apontados como os fiéis da balança, com 13 votos.

Vaivém

Com uma bancada de 13 senadores, o PSDB está rachado entre Tião e Sarney. O petista disse ter convicção que parte dos votos dos tucanos serão seus, mesmo com a disputa entre PT e PSDB no cenário nacional.

¿ Eu acredito que o PSDB será muito importante na decisão que vier a tomar. É uma luta dura que vai até o último momento na segunda-feira ¿ lembrou o petista.

Tião disse esperar que o deputado Michel Temer (PMDB-SP), candidato à presidência da Câmara, declare apoio à sua candidatura. Apesar de Temer e Sarney serem peemedebistas, a dupla candidatura pode prejudicar o deputado porque muitos parlamentares são contrários ao PMDB no comando simultâneo da Câmara e do Senado. (Folhapress)