Título: Indústria paulista dispensa 130 mil trabalhadores
Autor: Healy, Jack
Fonte: Jornal do Brasil, 27/01/2009, Economia, p. A18

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo fechou 2008 com recuo de 0,27%, nos dados sem ajuste sazonal, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgado ontem. Com isso, o setor fechou 7 mil vagas ao longo do último ano. Em dezembro, a queda foi de 5,64% na comparação com novembro, também sem ajuste sazonal. No mês passado foram perdidos 130 mil postos de trabalho, segundo a entidade. Em novembro, a queda sobre outubro tinha sido de 1,46% ¿ ou 34 mil vagas a menos.

Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, a baixa no emprego no mês passado foi de 2,72%. No fechamento do ano, nove setores tiveram desempenho positivo, 11 mais demitiram que contrataram e um ficou estável.

Por setores, o que mais contratou foi o de máquinas para escritório e equipamentos de informática, com 11,5% de alta no nível de emprego, seguido por material eletrônico e aparelhos e equipamentos de comunicações, com elevação de 8,8%. Os que mais demitiram foram couro, artigos de couro, viagens e calçados, com queda de 18,4%, e equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, com recuo de 4,7%.

Já no mês passado, os 21 setores tiveram queda.