O Globo, 03 de abril de 2021, nº 32016, Economia, p. 20

 

Açu vai construir parque de estocagem de petróleo no Rio

Glauce Cavalcanti

03 de abril de 2021

 

 

A Açu Petróleo, joint-ventureda Prumo Logística com a alemã Oiltanking, planeja começares teano a construção de um parque de estocagem de petróleo no empreendimento no Norte Fluminense. O projeto,orça doem R $2,5 bilhões, terá capacidade para 5,7 milhões de barris, podendo ser ampliado a até 11 milhões de barris, conforme a evolução da demanda. O início da operação está previsto para o fim de 2023. Até lá, durante a implementação, serão gerados dois mil empregos, entre diretos e indiretos.

—O Brasil vai ampliar consideravelmente a exportação de petróleo, numa estimativa de 20% a 30% ao ano, a reboque do aumento da produção com o pré-sal. Evai demandar mais terminais. A movimentação no Porto do Açu vem crescendo 40% por ano. Já respondemos por 25% das exportações de petróleo. Então, vamos investir em um parque de estocagem —explica Victor Bomfim, à frente da Açu Petróleo.

EXPORTAÇÕES CRESCEM

Esse novo parque terá ainda ligações dutoviárias com o sistema de oleodutos do Sudeste, diz o executivo. Atualmente, a malha, que é operada pela Transpetro, passa pelo Norte Fluminense, tem conexão com aR educech ega a Minas Gerais. Comisso, será uma opção para abastecer refinarias localizadas nessas regiões. O projeto está em fase de licenciamento e estruturação do financiamento.

— Já temos as licenças da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do In e apara opar quede estocagem. Par aos oleodutos, já contamos coma licença pré viado Inea. Estamos agora estruturando o financiamento da obra. Parte dos recursos será próprio, parte virá de órgãos como o BNDES ou o banco do Brics, por exemplo. Há ainda opção das debêntures de infraestrutura. Historicamente, continua ele, num projeto desse porte, entre 25% e 35% do investimento virão via capital próprio, complementando com financiamento.

No ano passado, as exportações de petróleo brasileiras subiram quase 17% frente a 2019, para 500,4 milhões de barris, segundo a ANP. A Petrobras bateu recorde de exportação de petróleo em 2020, com alta de 33% sobre 2019. A Prumo Logística vem trabalhando para fazer do Açu um polo logístico e industrial no Norte do Estado do Rio. Em meados de março, anunciou que trabalha para receber uma fábrica de fertilizantes. Já conta com um acordo para a instalação de uma planta de hidrogênio (insumo para fertilizantes), tendo iniciado a importação do insumo em 2020. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares, destaca que o governo está trabalhando para impulsionar projetos focados na indústria 4.0.

— O Rio de Janeiro precisa de projetos que tragam empregabilidade imediata. Não temos tempo a perder. Só na região de Macaé, foram 50 mil “desempregos” nos últimos cinco anos. O foco é ajudar projetos que tragam vagas na construção civil, na industrialização do Norte Fluminense e do interior do Estado. O governo está concluindo um banco de projetos digital, que contará com uma seleção de empresas que atuam em pesquisa e desenvolvimento, inovação e qualificação de mão de obra em diversas áreas, que deve entrar no ar até o início de maio, diz Soares:

— Estamos validando a minuta do edital de chamada para a seleção de ingresso nesse banco digital, que será aberta a todos os setores. E haverá uma frente para segmentos como óleo e gás, energia renovável, fármacos. Neste mês, planejamos reativar o Compra Rio e as rodadas de negócios. O Compra Rio conecta grandes empresas com fornecedores de produtos e serviços fluminenses, promovendo rodadas de negócios. A ideia agora, explica o secretário, é que as negociações possam ser feitas também entre os diversas empresas fornecedoras.