Título: Quarta-feira branca
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/02/2005, Internacional, p. A7

Sharon e Abbas assinam acordo de cessar-fogo no Egito. Plano de paz prevê a criação do Estado palestino ainda este ano

SHARM EL-SHEIKH, Egito - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, proclamaram solenemente ontem o fim de quatro anos de violência. O acordo histórico de cessar-fogo foi selado em uma cúpula em Sharm el-Sheikh, no Egito, e gera uma expectativa de paz à região.

O primeiro encontro deste nível, desde 2000, dá ainda um impulso às relações de Israel com o Egito e a Jordânia. Ficou decidido que os dois países vão reenviar embaixadores a Tel Aviv. Os representantes foram chamados de volta em retaliação à ''violência excessiva'' de Israel na repressão à segunda Intifada, a revolta palestina.

Na prática, o anúncio da trégua significa o fim da sublevação palestina e das operações do Exército israelense na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

- Fizemos um acordo com Sharon para pôr um ponto final na violência contra israelenses e palestinos onde quer que estejam - disse Abbas, ao lado do premier de Israel, do presidente egípcio, Hosni Mubarak, e do rei Abdulah II, da Jordânia. - A calma a ser experimentada por nossos territórios a partir deste dia é o princípio de uma nova era, um começo para a paz e para a esperança.

O presidente da Autoridade Palestina (ANP) acrescentou que a trégua é ''a aplicação, na prática, da primeira cláusula do Mapa do Caminho (o plano de paz para o Oriente Médio)''.

Sharon, na primeira visita oficial ao Egito, destacou que Israel ''suspenderá as operações militares contra os palestinos em todas as partes'' e que vai libertar centenas de prisioneiros.

- Queremos um diálogo sincero e real - afirmou o premier, se comprometendo ainda a ''aplicar o plano de retirada da Faixa de Gaza'', prevista para meados do ano.

Segundo Ariel Sharon, a retirada ''pode abrir o caminho para a aplicação do Mapa do Caminho'', que prevê a criação de um Estado palestino independente ainda em 2005.

- Pela primeira vez em muito tempo, há esperança em nossa região, para nós e nossos netos - comemorou o líder israelense.

Antes da abertura da reunião, Abbas e Sharon mantiveram uma breve conversa, a primeira desde a eleição do líder palestino, em janeiro, para ocupar o posto que era de Yasser Arafat, morto em novembro.

Depois da conferência, o porta-voz de Sharon, Raanan Gisin, afirmou que o primeiro-ministro convidou o palestino a visitar seu sítio no deserto de Neguev (Sul de Israel). A viagem ocorreria ''em breve''. Também afirmou que os líderes vão se reunir em Ramala, na Cisjordânia, descrita por Gisin como a ''capital política da ANP''.

No avião, durante a volta aos territórios palestinos, Abbas afirmou que o diálogo com o governo israelense será retomado na semana que vem. Pediu também a criação de ''uma comissão mista palestino-israelense para examinar os critérios básicos da libertação de 900 palestinos'' de cárceres em Israel.