Correio Braziliense, n. 21.135, 06/04/2021. Brasil, p. 4

 

Bolsonaro fará visita a defensor da cloroquina

Ingrid Soares

06/04/2021

 

 


O presidente Jair Bolsonaro anunciou, ontem, que vai a Chapecó (SC) para uma visita ao prefeito João Rodrigues (PSD), que, segundo ele, faz "um trabalho excepcional" em meio à pandemia e é um "exemplo a ser seguido" por estimular que os médicos locais usem o chamado "tratamento precoce" — composto por remédios ineficazes contra a covid-19. Rodrigues tem ficou conhecido por negar a gravidade da doença provocada pelo novo coronavírus, mas, devido à disparada no número de casos e mortes, além do colapso das unidades de terapia intensiva (UTIs) no município, baixou lockdown por 14 dias.

"Deixo claro que, na quarta-feira ou quinta-feira, estarei em Chapecó. Visitarei lá o prefeito João Rodrigues, que fez um trabalho excepcional no tocante aos recursos dados pelo estado e no atendimento na ponta da linha de quem necessitava do tratamento (contra covid-19). É uma obra fantástica por parte dele. É um exemplo a ser seguido, por isso estou indo para lá. Para exatamente não só ver, mas para mostrar a todo o Brasil que o vírus é grave e que seus efeitos têm como ser combatidos", observou.

Santa Catarina é o quinto estado do país com mais mortes e casos, segundo o painel da doença elaborado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
Bolsonaro voltou a defender o "kit cloroquina", que, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo com base no Painel de Notificações de Farmacovigilância — mantido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) —, provocou um aumento de 558% nas notificações por efeitos adversos pelo uso da cloroquina — saiu de 139 em 2019 para 916, em 2020. De acordo com os dados, os efeitos adversos relacionados ao uso indiscriminado do remédio levaram à notificação de uma morte.

"Naquele município, o médico tem a liberdade total para trabalhar com o paciente, total. Não tem remédio específico, ele trata da melhor maneira possível. Por isso, os índices foram lá para baixo", disse Bolsonaro.

O presidente publicou nas redes sociais um vídeo no qual Rodrigues incentiva governadores e prefeitos a adotarem o "tratamento precoce". Mesmo assim, um boletim da Secretaria de Saúde municipal mostra que os leitos de UTIs públicos e privados estão com 100% de ocupação.