Título: Presídios: governo contratará agentes
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2005, País, p. A6
O Departamento Penitenciário Nacional, órgão do Ministério da Justiça, publicou no Diário Oficial edital do concurso para a contratação de agentes penitenciários federais. São 368 vagas, previstas para os presídios federais, prometidos pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que serão concluídos em 2005 nas cidades de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS), bem como para a ala federal de Cuiabá (MT).
As inscrições podem ser feitas nas agências da Caixa Econômica Federal credenciadas entre 21 de fevereiro a 4 de março. Pela internet, as inscrições podem ser feitas entre as 10h de 21 de fevereiro e as 20h de 6 de março, de acordo com o horário oficial de Brasília. As agências cadastradas estão em Manaus, Salvador, Fortaleza, Brasília, São Luís, Belo Horizonte, Nova Lima (MG), Ouro Preto (MG), Campo Grande, Cuiabá, Belém, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.
As provas objetivas estão previstas para o início de abril, nos dias 6 ou 7. Serão executadas pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília, em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador, São Luís e São Paulo. O candidato aprovado ainda passará por uma avaliação psicológica e um teste de capacidade física. A remuneração inicial será de R$ 2.627,87. Das 368 vagas, 164 serão em Campo Grande, 164 em Catanduvas e 40 na ala federal de Cuiabá.
Os candidatos selecionados trabalharão no Sistema Penitenciário Federal. O sistema será composto inicialmente por cinco penitenciárias de segurança máxima (uma em cada região do país), com 200 celas individuais cada, com a finalidade de abrigar os criminosos de alta periculosidade.
As cinco penitenciárias federais estarão prontas até o final de 2006. As duas primeiras, em Campo Grande e Catanduvas, serão entregues ainda em 2005. Outras prisões serão construídas em Porto Velho (RO), Mossoró (RN), e um município a ser definido no Espírito Santo.