Correio Braziliense, n. 21.136, 07/04/2021. Cidades, p. 31
Mais de 313 mil imunizados
Ana Maria da Silva
Luana Patriolino
07/04/2021
O Distrito Federal soma 313 mil vacinados contra a covid-19. Dados do mais recente boletim sobre a vacinação no DF, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), mostram que 3.029 pessoas receberam a primeira dose, e 2.934 a segunda, ontem. No total, houve uma aplicação em 313.763 pessoas, enquanto 87.214 contaram com o reforço.
Profissional de saúde e executivo de negócios Fábio Melo, 34 anos, é um dos que podem respirar mais aliviados. Na segunda-feira, ele recebeu a segunda dose da vacina, na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 4 do Guará. A aplicação da primeira dose da vacina ocorreu em Manaus, à época em que os hospitais amazonenses estavam superlotados. "Fui ajudar as equipes oncológicas no período em que as áreas de saúde estavam sendo vacinadas independentemente do segmento. Por isso, consegui ser vacinado", conta.
Na segunda-feira, teve início a imunização dos profissionais de segurança pública. Há cerca de 2 mil doses destinadas a esse público, segundo a SES-DF. Até o momento, o Distrito Federal recebeu 564.440 unidades de vacinas do Ministério da Saúde, sendo 474.190 (84%) da CoronaVac, e 90.250 (16%) da Covishield, da Oxford/AstraZeneca.
O agente de trânsito Francisco Lemos da Cruz, 57, conseguiu receber a primeira dose em 10 minutos, na UBS nº 4. Morador de Planaltina, ele conta que o período de espera para ser vacinado foi preocupante, principalmente porque continuou no trabalho presencial. "Nós (agentes de trânsito) estamos correndo risco. No mês passado, oito colegas nossos contraíram a covid-19. Um deles teve quadro grave. Vez ou outra, aparece um (agente infectado), e a gente vai se protegendo como pode e deve", comenta. "(Após a vacinação,) a preocupação diminui um pouco. Mas vamos manter os cuidados com a segurança, para não se infectar e transmitir o vírus para alguém. A população deve se proteger o máximo que puder, acreditar na ciência e seguir os protocolos de segurança", completa.