Título: Preferência muda no ritmo dos jogos
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2005, Economia & Negócios, p. A11

São necessário alguns pré-requisitos básicos para estar in no mundo pré-adolescente. Um deles é se vestir com as roupas da marca surfwear australiana Billabong ou se identificar com o estilo de roupas da Roxy. É importante, ainda, conhecer as letras do último sucesso de roqueiros como os da banda CPM 22 ou da cantora Pitty. A lista continua com os músicos do Yellow Card e do Green Day, que virou favorito de grande parte deste público, porque, digamos, é a febre do momento nos Estados Unidos.

Essas são as condições que Paloma Álvarez, de 9 anos, e Brena Schimdt, de 10 anos, impõem para quem quer entrar no grupo. Para a mãe, Suzana Kachoski, de 42 anos, a mudança dos gostos é quase que semanalmente. Por isso, opina ela, na hora de comprar roupa, é melhor dar uma mesada do que comprar uma peça errada.

- Mas controlo o que elas compram. Se não gosto, não deixo. Semana passada, ela gostava da Whaat Girls mas, agora, ela já descobriu outra grife de roupas - diz Suzana.

Em termos musicais, Wallace Fernandes, de 10 anos, gosta de axé, forró e charme. Jessica Maia Satander, de 12 anos, prefere Green Day. Os dois são amigos, mas quando o assunto é festa, cada um vai para seu lado.

- É precário ir a uma festa e não saber a letra inteira da música - disse Jessica.

Wallace faz coro às tarefas de um pré-adolescente.

- Imagina se meus amigos decidem fazer um campeonato de jogos no celular e eu não sei. Eles me expulsam.

O consumo se diferencia também na hora das refeições. De olho nessa característica, a Unilever desenvolveu novas embalagens, menores e mais coloridas, para a maionese Hellmann's

Até o jeito de ler as páginas na internet é diferente. Influenciado pelos jogos eletrônicos, esse público traz o ''olhar do game'' para as páginas da web, de acordo com Risoletta Miranda, sócia fundadora da Advice Netbusiness, empresa de marketing na internet. Assim, sites de empresas como a Garoto já desenvolvem trabalhos exclusivos para esse grupo. O chocolate Baton, cujo público alvo são os pré-adolescentes, teve seu site remodelado.

- Para esse público, a informação prioritária não está mais no quadrante superior da tela, porque o olhar dele está treinando no formato dos jogos, que começam na parte inferior esquerda. É para este tipo de mudança que as empresas precisam estar preparadas. E elas são bem velozes - sentencia Risoletta.