Título: Os sucessos do público pré-adolescente
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 08/02/2005, Economia & Negócios, p. A11
A lista das empresas que apostam no público pré-adolescente cresce ano a ano. Uma das pioneiras foi o Boticário. Diante do sucesso de uma fragrância voltada para as meninas de 9 a 12 anos, a Ma Chérie, a companhia decidiu estender e reformular a linha. Assim, de apenas um produto, passou a contar com sabonete, xampu, condicionador, além de batom e brilhos. As embalagens foram trabalhadas para se tornarem mais atraentes, com círculos de glitter e cores fortes, como o coral e rosa-choque. Além disso, os produtos de maquiagem vêm acondicionados em recipientes em forma de bisnaga, para facilitar a aplicação, e possuem fórmula para proporcionar um efeito mais natural.
- Vimos que as vendas estavam cada vez maiores. Hoje, a linha já representa 15% da nossa receita. Como elas são muito vaidosas nessa idade, sempre estamos pensando em novos produtos para esse tipo de consumidor - explica Helena Garcia, gerente de produto do Boticário.
Há dois meses, foi a vez de os meninos contarem com uma linha exclusiva para eles, a Xtreme, também do Boticário. A idéia de lançar a fragrância nasceu da identificação de necessidades específicas desse público que, até então, não tinham outra opção senão usar os perfumes dos irmãos mais velhos ou do pai - o que significava muitas vezes apelar para cheiros mais concentrados.
De acordo com a perfumista da empresa, Carmita Magalhães, a inspiração para a criação da fragrância foram as preferências dos garotos, como esporte, mundo virtual e adrenalina.
Para Alex Sugai, diretor de programas da consultoria FutureBrand, o importante é ver o que está ''na crista da onda''.
- Às vezes, as marcas que conhecem através dos amigos da escola têm mais influência na vida desses pré-adolescentes do que a própria família. Eles são muito abertos a novidades, principalmente, em itens relacionados a tecnologia. Por isso, a febre de ringtones(toques de campainha), jogos e wallpapers(imagem de fundo de tela) nos celulares - comenta.
As empresas de tecnologia tentam acompanhar os personagens da moda e os jogos mais descolados do momento. A Nokia encomendou pesquisas para entender melhor esse público. A Ligaki, empresa de relacionamento e entretenimento via celular, por exemplo, criou o Gogo's, disponível pelas operadoras Vivo, Oi e Tim, que virou febre entre os pré-adolescentes. A pedido deles, a companhia estendeu a linha de produtos com o boneco colorido, criando também ringtone.
Entre os jogos via celular, os mais usados são os de futebol e de corrida de carro. Para a Wiz Technologies, que desenvolve serviços para a Vivo, mais de 50% dos 40 produtos da companhia como games, ringtonese fundos de tela são usados pelo público pré-adolescente. De olho no filão, a empresa firmou parceria com a Nickelodeon, dona de personagens como Bob Esponja e Jimmy Neutron.