Título: Sobe popularidade de Bush
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/02/2005, Internacional, p. A10

WASHINGTON - As eleições no Iraque e o discurso sobre o estado da União valem hoje a George Bush o apoio de 57% dos americanos, uma popularidade recorde desde a captura de Saddam Hussein em dezembro de 2003, quando o presidente americano alcançou 59%, segundo uma pesquisa USA-Today/CNN/Gallup.

Ao mesmo tempo, 55% dos americanos dizem atualmente ser favoráveis à guerra no Iraque, e metade dos entrevistados vêem com bons olhos a forma como Bush administra a situação no país árabe, uma diferença de 8 p.p. com relação ao mês anterior (42%).

A pesquisa foi feita com mil pessoas, de 4 a 6 de fevereiro. Segundo a sondagem, 60% acham que as eleições iraquianas se desenvolveram melhor do que o previsto. Para 53% tudo está bem no país árabe.

Sessenta e quatro por cento acham que um governo democrático é possível no Iraque, contra 47% no mês passado, e 10% acham que é preciso enviar mais tropas.

Nos temas domésticos, 54% aprovam a decisão de Bush de reformar o sistema de previdência dos EUA.

Não à toa, a Casa Branca anunciou ontem que o principal assessor político do presidente americano, Karl Rove - considerado o arquiteto do programa de governo de Bush -, vai expandir as funções de planejamento e coordenação das principais pastas de governo, no segundo mandato.