Título: Hora da punição para Virgílio
Autor: Paulo de Tarso Lyra e Wallace Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 04/03/2005, País, p. A4

BRASÍLIA - A Executiva Nacional do PT reúne-se hoje para decidir qual será a punição ao dissidente Virgílio Guimarães (PT-MG). Ele descumpriu a decisão da bancada do PT na Câmara, que indicou Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) como candidato oficial à presidência da casa. Virgílio lançou-se avulso, ajudou a dividir os votos e foi um dos fatores que levou à vitória de Severino Cavalcanti (PP-PE).

- Todos defendem uma punição. A decisão da Executiva será a extensão desta medida - confirmou um petista que participa da reunião de hoje.

Alguns defendem a expulsão. Esta é a posição de membros da Articulação de Esquerda e até do integrante do campo majoritário deputado Carlito Merss (PT-SC).

- Se Deus quiser, o Virgílio será expulso. Ele foi responsável pela maior derrota do nosso partido ao longo de seus 25 anos - atacou Merss.

Para o deputado Chico Alencar (PT-RJ), um dos que já sentiu o peso do partido nas costas - ele e mais sete deputados pegaram 60 dias de suspensão por votarem contra a Reforma da Previdência -, apesar do flagrante desrespeito à uma posição partidária, não se pode errar na mão:

- Não podemos inviabilizar um companheiro que tem uma história dentro do PT.

Nesta semana, o diretório regional do PT em Minas reuniu-se para definir a defesa de Virgílio. Para a presidente do diretório, deputada Maria do Carmo (PT-MG), é fundamental que todos os elementos sejam colocados no debate.

- Todo ato têm conseqüência, mas ele não acontece isoladamente - ponderou.

Virgílio tentou demonstrar tranqüilidade ontem. Chegou a afirmar que o presidente do PT, José Genoino (SP), e o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (SP), garantiram que não haverá punição:

- Se houver, estou com a consciência tranquila. Nada fiz para prejudicar o candidato oficial. O que percebi é que a estratégia para a eleição foi um desastre. O Severino deu literalmente um banho no Greenhalgh - alfinetou.