Correio Braziliense, n. 21.139, 10/04/2021. Cidades, p. 13

 

Vacinação Continua

10/04/2021

 

 

Após retomar a vacinação de idosos com 66 anos ou mais, a Secretaria de Saúde espera concluir hoje a imunização com a primeira dose dessa faixa etária. Até o momento, 323.446 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no DF, sendo que 98.787 receberam a segunda dose. Ontem, 5.436 pessoas receberam a primeira dose, e 2.978 a segunda. No total, a capital federal recebeu do Ministério da Saúde 632 mil doses de imunizantes — 501 mil da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan (SP) em parceria com a farmacêutica Sinovac; e 130 mil da AstraZeneca, de Oxford.

A emoção tomou conta dos profissionais de saúde do drive-thru do Parque da Cidade, ontem. Um dos idosos atendidos tomou a primeira dose da vacina bem no dia em que comemorou 66 anos de vida. Ao saberem do aniversário, todos festejaram com um "parabéns pra você" ao morador de Vicente Pires Aloísio Moreira. "É uma alegria muito grande para mim receber a vacina no meu aniversário. Espero que o governo possa acelerar logo a vacinação, porque, no Brasil, é o jeito que dá para andar com as coisas nesse ritmo da campanha de imunização", comenta o empresário.

Na UBS 1, do Guará, a moradora do Park Way Maria Aparecida Guimarães, 66, também comemorou ao ser vacinada. Ela diz que tem ficado mais tempo em casa nesta pandemia, e criou um novo hábito para adotar o isolamento social com mais leveza. "Tenho bastante medo até para sair ao mercado. Minha rotina é ficar mais dentro de casa, tanto que comecei a fazer hidroginástica na piscina de casa. O professor vai sempre com teste negativo do novo coronavírus. Estou bastante ansiosa nessa pandemia, que mexe com o psicológico. Por isso, passei a fazer atividade física, para espairecer a cabeça. Essa primeira dose é um ânimo para mim", celebrou.