Título: Prefeitos recebem prêmio em Brasília
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/03/2005, País, p. A6

Os municípios brasileiros que mais se destacaram no crescimento de índices sócio-econômicos e de desenvolvimento humano foram homenageados na noite de quarta-feira com o prêmio ''Os municípios mais dinâmicos do Brasil'', oferecido pelo grupo Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. O projeto teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O evento de entrega dos troféus, em Brasília, contou com a presença do ministro das Cidades, Olívio Dutra, que ressaltou a importância da premiação no estímulo ao desenvolvimento sustentável dos municípios e à articulação de ações para melhorar a qualidade de vida.

Os indicadores sócio-econômicos de 300 municípios foram publicados na edição 2005 da revista Atlas do Mercado Brasileiro, da Gazeta Mercantil. Dados relativos ao ano passado, referentes a acesso a educação, saúde, comércio e crescimento populacional foram avaliados e ficaram com o título os municípios - um em cada estado - que tiveram maior crescimento, comparativamente a seus próprios índices do ano anterior.

Durante discurso de abertura, o ministro das Cidades ressaltou que ainda existem 45 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e 7,2 milhões com déficit de moradia. Olívio afirmou que a construção de uma política nacional de desenvolvimento urbano é tema fundamental ao governo federal.

- Levantamentos econômicos e sociais sérios como os elaborados pela revista Atlas são valiosos neste sentido - avaliou.

Também representando o governo federal estava presente o subchefe de assuntos federativos, Vicente Trevas.

Apenas nove das 27 prefeituras ganhadoras não participaram do evento. Empossados no início deste ano, alguns prefeitos fizeram questão de receber o prêmio ao lado de seus antecessores. Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua (PA), acredita que o título poderá alertar investidores sobre a potencialidade do município, cujas principais atividades econômicas são o setor de serviços e a atividade industrial. Lá estão instaladas as fábrica Sococo e uma unidade de corte e dobra de aço da Gerdau. Também é significativo o crescimento de atividade industrial com madeiras amazônicas, tipo exportação.

- Como referência jornalística na área econômica, a Gazeta nos deu credibilidade para mostrar nossa capacidade - diz Helder.

Também confiante na força econômica de seu município, o prefeito de Nova Lima (MG), Carlos Rodrigues, lembrou que o prêmio era ''mérito dos 70 mil habitantes'' - orgulhoso, porém, de representar o maior crescimento em um universo de 853 municípios mineiros. Nova Lima vem passando por um longo processo para mudar a histórica atividade econômica, baseada na mineração, para o setor de serviços.

Para Paulo Marinho, vice-presidente do grupo JB/Gazeta Mercantil, o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos em municípios que geralmente estão fora da mídia é a grande conquista da iniciativa.

- Vi a emoção dos prefeitos ao receber o prêmio, que dará espaço para novas safras de políticos - acredita Marinho.

O sucesso da premiação fez com que o vice-presidente da corporação Flávio Pestana decidisse, ao final do evento, pela repetição da entrega dos prêmios no ano que vem. E como cada prefeito já terá um ano de gestão, a expectativa é de que a festa seja ainda mais abrangente.

- Pela primeira vez uma empresa deste porte cria um reconhecimento público para gestões municipais - destacou.