O Globo, n. 32025, 12/04/2021, País, p. 8

 

Seguidores de igrejas cristãs promovem atos pró-governo

12/04/2021

 

 

Fiéis de religiões cristãs promoveram ontem em diversas cidades do paísa “Marcha da Família Cristã pela Liberdade”, com manifestações contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar estados e municípios a impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia. Os manifestantes, que se reuniram em pelo menos oito capitais, além de municípios do interior paulista, também exibiram faixas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Pela manhã, em Brasília, o grupo se concentrou em frente ao Museu Nacional, carregando bandeiras e faixas com mensagens contra o STF e a favor de Bolsonaro.

Os manifestantes seguiram em caminhada até o Congresso Nacional, acompanhados por carros de som. Eles também levaram faixas pedindo “intervenção militar com Bolsonaro no poder”, o que é inconstitucional.

No Rio, o protesto interditou parcialmente no início da tarde a Avenida Atlântica, na Zona Sul. Por volta das 12h, a manifestação chegou a provocar o fechamento total da via, sentido Ipanema, na altura do Posto 2. Por volta das 12h45m, o grupo ocupava apenas uma faixa da pista, na altura da Rua Bolívar, em Copacabana.

Já em São Paulo, manifestantes se reuniram por volta das 13h em frente à Assembleia Legislativa (Alesp) e seguiram para a Avenida Paulista. Um grupo exibiu faixas e cartazes com mensagens como “Fora, Doria!” (governador de São Paulo) e com pedidos do fim das restrições de abertura de comércio e igrejas.

Cerca de 300 pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas da região central da capital mineira, Belo Horizonte. Com bandeiras e camisas do Brasil, os manifestantes usaram apitos e gritaram palavras de ordem pedindo a intervenção no STF e no Congresso, o que é inconstitucional, e a criminalização do comunismo.

BANDEIRAS DE ISRAEL

Em Porto Alegre, a marcha começou na estátua do Laçador, próximo do Aeroporto Salgado Filho, por volta das 14h, e seguiu até o Parque Moinhos de Vento. Já em Natal, o ato começou às 9h. Com o tema “Deus, Família e Liberdade”, os manifestantes protestaram com bandeiras do Brasil e de Israel. Eles seguravam cartazes de respeito à liberdade ao culto e contra os “comunistas”.

Na capital do Amazonas, Manaus, um carro de som e outros veículos ficaram concentrados na avenida Autaz Mirim, pela manhã. Com bandeiras do Brasil, o grupo cantou o Hino Nacional e manifestou apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Por volta das 16h de ontem, manifestantes se reuniram diante da Assembleia Legislativa do Piauí, no Centro de Teresina. O grupo levou bandeiras do Brasil e do Piauí, e fez uma curta caminhada até o vão da Ponte Juscelino Kubitschek. Depois, de volta ao pátio da Alepi, os manifestantes fizeram orações

Foram promovidas manifestações também em Santos, no litoral paulista, e em Campinas, São José do Rio Preto e Botucatu, interior do estado de São Paulo.