Título: Pais matam filha na Alemanha
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/03/2005, Internacional, p. A8
O caso dos pais que aparentemente deixaram a filha de sete anos morrer de fome tem perturbado a Alemanha. A menina ficou trancada à noite em um quarto durante anos, num edifício de apartamentos de Hamburgo.
Uma porta-voz judicial da cidade disse ontem que os pais, que poderiam ser condenados a até 15 anos de prisão sem fiança, ficarão em regime de prisão preventiva porque existe risco de fuga.
O pai, de 49 anos, e a mãe, de 35, foram presos na quarta-feira à noite em Hamburgo, sob a acusação de homicídio conjunto por omissão, um caso que estava ontem estampado em boa parte dos jornais alemães.
Uma porta-voz policial confirmou ontem que a menina ficou trancada em um quarto sem calefação, completamente escuro, e antes de morrer recebia tão pouca comida que chegou a engolir mechas de seu próprio cabelo, como confirmou a autópsia. O corpo da pequena Jessica pesava 9,5 quilos, o peso médio de um menino de um ano, quando a polícia a encontrou na casa.
A polícia ainda não pôde dar detalhes sobre os motivos que levaram os pais, desempregados e aparentemente alcoólatras, a deixar a criança morrer dessa maneira. Nos primeiros interrogatórios, o casal declarou não ter dado conta da gravidade do estado da menor.
O caso levou a uma troca de acusações políticas em Hamburgo. Políticos da oposição acusam o Senado regional de ter cometido erros, já que a menina não foi escolarizada quando era obrigatório, em agosto de 2004, e as autoridades não reagiram.
- Estou desconcertada com as declarações das autoridades escolares, que dizem não ter qualquer culpa - disse ontem a chefe do grupo parlamentar verde - de oposição -, Christa Goetsch.