O Globo, n. 32026, 13/04/2021, País, p. 4

 

Bolsonaro diz que teria que ‘sair na porrada’ com Randolfe

Daniel Gullino

Paulo Cappelli

13/04/2021

 

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em conversa gravada com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que teria que “sair na porrada” com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar omissões do governo federal na pandemia de Covid-19.

A declaração ocorreu em conversa entre os dois no sábado. Kajuru já havia publicado no domingo a maior parte do diálogo, que trata da ampliação do escopo da CPI para estados e municípios, mas divulgou o novo trecho ontem, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

— Se você não participa (da CPI), daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desse — diz Bolsonaro, na gravação apresentada pelo senador.

Ao GLOBO, Kajuru disse que havia optado por não publicar esse trecho para proteger tanto Randolfe quanto Bolsonaro. Ele mudou de ideia, no entanto, após Bolsonaro defender a divulgação da íntegra:

— Eu resolvi tirá-la, não coloquei no ar, por dois motivos. Primeiro, não queria ver o meu colega, meu amigo, Randolfe Rodrigues, que é o criador da CPI, desrespeitado pelo presidente. Segundo, para o presidente seria ruim porque outros senadores evidentemente seriam solidários ao Randolfe.

Mais cedo, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, o presidente criticou Kajuru por ter gravado a conversa. Ele defendeu, contudo, a divulgação da íntegra:

— Não é vazar. É te gravar. Gravação só com autorização judicial. Gravar o presidente e divulgar... E outra, só para controle, falei mais coisa naquela conversa. Da minha parte, pode divulgar tudo.

Já Kajuru afirmou que deixou claro que o conteúdo seria divulgado. Para ele, Bolsonaro aproveitou a conversa para passar recado para o Supremo Tribunal Federal (STF) e pedir o impeachment de ministros da Corte.

— Ele aproveitou o momento. É evidente. Deixei claro para ele que iria colocar o nosso papo no ar. Ele disse que não tinha nada para esconder. Ele queria que divulgasse. Ele só mudou de opinião porque alguém chegou nele e disse que tinha que sair dessa — afirmou Kajuru, em entrevista ao GLOBO.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) apresentou ontem uma representação contra Kajuru no Conselho de Ética do Senado. Flávio argumentou que a divulgação da conversa com o presidente da República causa “instabilidade institucional”.

— Acabo de protocolar uma representação contra o senador Jorge Kajuru pela sua conduta imoral, baixa, antiética de gravar o presidente da República sem o seu consentimento. E pior: sem nenhuma justa causa, sem nenhuma razão que o levasse a fazer isso, ainda dá publicidade ao teor dessa conversa — disse o filho do presidente.

Na representação, que foi antecipada pela colunista Bela Megale, Flávio afirma que Kajuru promoveu “gravação clandestina” para “angariar dividendos políticos”.

A Executiva Nacional do Cidadania decidiu ontem convidar Kajuru a se desligar do partido. Também foi aprovada uma resolução em defesa da instalação da CPI com foco no governo federal.