O Globo, n. 32026, 13/04/2021, Sociedade, p. 10

 

MEC demite presidente da Capes, engenheiro no cargo desde 2020

Renata Mariz

13/04/2021

 

 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, demitiu o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto. A decisão foi comunicada na última sextafeira, e a exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite de ontem.

Aguiar, engenheiro que estava no cargo desde janeiro de 2020, disse que não foi informado sobre os motivos da demissão. Ele afirmou também que não sabe quem assumirá a presidência da Capes, ligada ao Ministério da Educação (MEC).

— (O ministro) Só me comunicou que eu ia ser exonerado, mas não me apresentou motivo. Aí tem que perguntar para ele. Não sei — disse Aguiar, ao ser questionado sobre as razões da saída.

A mudança na direção da Capes circulou nos bastidores como uma decisão política de Milton Ribeiro, mas há quem duvide dessa motivação. Ele tem feito diversas trocas na estrutura do MEC e de instituições ligadas à pasta.

Recentemente, Ribeiro demitiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e fez trocas em outros cargos importantes da autarquia. Funcionários da gestão do ex-ministro Abraham Weintraub estão sendo trocados por Ribeiro, que assumiu o MEC há mais de oito meses, em julho de 2020.

A saída de Aguiar é apontada como inoportuna neste momento, segundo quadros técnicos da área, em função da avaliação quadrienal que será iniciada em breve pela Capes. Trata-se de um processo robusto de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no país.

A Capes tem papel fundamental no fomento e na consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro, além de atuar no sistema de avaliação dos cursos.

Benedito Guimarães Aguiar Neto, que deixa a Capes, é graduado e mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, com pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos, segundo currículo disponível na página da própria Capes.

Procurado pelo GLOBO, o MEC não retornou até a publicação deste texto. Em sua conta no Twitter, no entanto, o ministro Milton Ribeiro anunciou, horas antes da exoneração, que ela seria publicada no DOU, sem informar quem substituiria Aguiar Neto no cargo: “Agradeço o trabalho realizado nesse período. Informo que o próximo presidente da CAPES será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente”.