Valor Econômico, n. 5223, 07/04/2021, Política, p. A9

 

Imunizantes serão tema de conversa de Bolsonaro com empresários em SP

Mônica Scaramuzzo

André Guilherme Vieira

07/04/2021

 

 

 

Para tentar recuperar a imagem de Jair Bolsonaro com o mercado financeiro e segmentos relevantes do empresariado, os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Paulo Guedes (Economia) montaram uma operação para apresentar hoje, em um jantar com empresários em São Paulo, um presidente aberto ao diálogo.

Com interlocução de Flávio Rocha, da Riachuelo, e do dono da companhia de segurança privada Gocil, Washington Cinel, anfitrião do presidente, o encontro deve tratar da aquisição de vacinas pelo setor privado e da agenda de reformas econômicas.

“Vamos debater o combate à covid-19 e campanha de vacinação. Convidamos os ministros Guedes e Tarcísio para que possamos falar da agenda econômica também, mas o tema saúde será o principal”, afirmou Cinel. O jornal “Folha de S. Paulo” já havia antecipado a informação sobre o encontro entre os empresários e Bolsonaro em seu site, na segunda-feira.

No dia 22 de março Cinel organizou encontro em sua casa com os empresários e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-Al), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na ocasião o cardápio envolveu a vacinação. O dono da Gocil integra ala empresarial que defende a compra de vacina pelo setor privado para imunizar funcionários.

Apesar da falta de vacinas no mercado mundial, há espaço para aquisição de pequenos lotes de cerca de 50 mil unidades, sem implicar em concorrência com o Serviço Único de Saúde (SUS), conforme disse ao Valor um dos convidados para o jantar.

No encontro marcado para hoje, empresários devem insistir na necessidade de imunização em massa com maior velocidade, além de medidas para impulsionar a economia e frear a escalada da inflação.

Na lista de convidados também estão o fundador do banco BTG, André Esteves, o presidente do conselho de administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, os empresários Carlos Sanchez (da farmacêutica EMS), Cláudio Lottemberg (hospital Albert Einstein), Cândido Pinheiro (Hapvida), João Camargo (dono da Alpha FM) e Alberto Saraiva (Habib’s)