O Globo, n. 32028, 15/04/2021, País, p. 4

 

Entrevista - Randolfe Rodrigues: “conclusões da CPI serão no âmbito penal”

Randolfe Rodrigues

Paulo Cappelli

15/04/2021

 

 

A CPI pode funcionar de forma remota?

Se é possível o funcionamento remoto do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Ministério Público, por que não seria possível funcionar uma CPI?

Quais os riscos da CPI para o governo?

A CPI não investiga pessoas, mas fatos. Há perguntas como: quais razões nos levaram a nos tornar o epicentro global da pandemia? Por que de dez humanos que morrem de Covid no planeta, três são brasileiros? Que razões levaram a termos colapsado no fornecimento de oxigênio em algumas regiões do Brasil, a começar por Amazonas? Por que o Brasil não adquiriu vacinas desde o ano passado e não aderiu ao consórcio Covax Facility? Por que retardou o registro da Coronavac?

O objetivo é responsabilizar gestores criminalmente?

Apurado quem teve responsabilidade, as conclusões deverão ser no âmbito penal, com encaminhamento ao Ministério Público. Poderemos incluir tantas autoridades quanto forem necessárias.

Incluir governadores e prefeitos é manobra diversionista para dispersar o foco?

Não podemos adentrar e responsabilizar governadores, mas fatos conexos (à investigação central, que envolve a União) obviamente farão parte do relatório final.

A CPI deverá chamar para depor secretários estaduais e municipais de saúde, prefeitos e governadores?

Pode chamar, sim, se for fato conexo com repasse de verbas federais.

A CPI deverá chamar todos os ministros da Saúde que enfrentaram a pandemia?

Acho inevitável ouvirmos todos os três que foram ministro, menos Queiroga. Por enquanto, não vejo razões para chamar Queiroga.

Quanto tempo a CPI vai durar?

O requerimento fala em três meses, mas podemos prolongar se for necessário.

Quais senadores deveriam ser o presidente e o relator da CPI?

A tradição indica que o primeiro signatário, no caso eu, assumiria a presidência. É tradição, não regra. E a maior bancada, hoje do MDB, indicaria o relator. O senador Renan Calheiros (AL) é muito capacitado para a relatoria.