Correio Braziliense, n. 21.142, 13/04/2021. Cidades, p. 25

 

4,5% receberam as duas doses

13/04/2021

 

 

A uma semana de completar três meses, a campanha de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal imunizou com duas doses 4,52% da população com mais de 18 anos — público a ser atendido após o fim de todas as etapas. Essa parcela é formada por 2.309.944 habitantes, segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Apesar de ainda não ter chegado a 5%, a capital do país está à frente da média nacional de 2,95%. 

A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, precisa de intervalo de até 28 dias entre as aplicações. No caso da Covishield, da Oxford/AstraZeneca, o ideal é até três meses. A médica Valéria Paes, da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, explicou que o ideal é tomar o reforço dentro do prazo estabelecido. Assim, o processo de imunização permitirá o combate à pandemia. “Sem a segunda dose, o paciente fica com a proteção incompleta, e isso pode repercutir no cenário como um todo.”

 Mesmo com a entrega de mais 1,5 milhão de vacinas do Instituto Butantan para o Ministério da Saúde, ontem, a Secretaria de Saúde do DF não informou quando deve receber a uma nova remessa de imunizantes. Procurado pela reportagem, o ministério comunicou que aguarda os técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) definirem como será a distribuição das novas unidades. Ontem, o DF atendeu mais 3,2 mil pessoas que receberam a primeira dose — totalizando 329,6 mil aplicações — e 4 mil com a segunda (104,3 mil).