Título: Rio seria um dos mais prejudicados
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2005, País, p. A3

BRASÍLIA - Entre as obras relacionadas no chamado ''Projeto Piloto'' do Ministério dos Transportes para o Rio de Janeiro, que podem ficar comprometidas pela falta de estrutura do DNIT, estão incluídas as de acesso e melhorias do Porto de Sepetiba. Os recursos somam R$ 160 milhões, segundo o Sistema de Acompanhamento Financeiro do Governo Federal (Siafi). Os dados foram atualizados pelo deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), que demonstra sua preocupação com o estado precário do DNIT. A questão, segundo o parlamentar, é saber até que ponto a falta de estrutura do órgão poderá resultar num descontrole por parte do estado, permitindo a chamada ''farras das empreiteiras''.

O projeto piloto é resultado de um convênio entre o governo e o FMI, com recursos de R$ 2,8 bilhões, livres do contingenciamento pela área econômica. Conforme antecipou ontem o JB, os oito lotes que serão licitados neste semestre incluem o Corredor do Mercosul. Integram essa fase os seguintes trechos: BR-153 (entre as divisas MG-SP e SP-PR, com 321,70 km); BR-116 (entre Curitiba e a divisa SC-RS, com 406,50 km); BR-393 (entre a divisa MG-RJ e o entroncamento com a Via Dutra, com 200,50 km); BR-101 (entre a divisa RJ-ES e a Ponte Rio-Niterói, com 320,80 km); BR-381 (trecho Belo Horizonte-SP); BR-116 (SP-Curitiba, com 401,70 km); BR-116 (Curitiba-Florianópolis, com 367,60 km ) e a BR-101 (entre as divisas BH-ES e ES-RJ, com 458,40 km).