Correio Braziliense, n. 21.143, 14/04/2021. Política, p. 3

 

Bolsonaro se irrita com apoiadores

Augusto Fernandes

14/04/2021

 

 

O presidente Jair Bolsonaro irritou-se com apoiadores, ontem, ao tentar conversar sobre o episódio da ligação telefônica entre ele e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). O mandatário tentou contar a sua versão sobre a declaração feita pelo parlamentar de que ele não teria recebido o presidente da Pfizer, em agosto de 2020, para firmar contratos de importação de vacinas contra a covid-19.

No momento em que Bolsonaro falava, uma mulher que estava em chamada de vídeo com a mãe o interrompeu para que ele a cumprimentasse. Insatisfeito com o comportamento da apoiadora, o presidente se despediu dos eleitores sem completar o raciocínio. "Só aproveitar um pouquinho o momento aqui. Eu sou acusado de quase tudo. Inclusive, ontem (segunda-feira), aconteceu uma coisa muito bacana. Posso falar? O senador Kajuru falou que eu dei um chá de cadeira de 10 horas no presidente da Pfizer e falou que um ex-ministro ia...", disse o presidente, antes de deixar o local e seguir para o Planalto.

Antes de abordar o caso de Kajuru, Bolsonaro também se mostrou incomodado pelas críticas que vem recebendo diante do recrudescimento da pandemia. "O pessoal vem reclamando que acabou emprego. Quem fechou o comércio não fui eu, quem te obrigou a ficar em casa não fui eu. E eu faço a minha parte. Impressionante. O pessoal, em vez de dar força para mim, critica. Não sou ditador do Brasil", disparou.

Um homem que conversou com Bolsonaro pediu que ele interviesse em estados e municípios para evitar a adoção de medidas restritivas, como fechamento do comércio e toque de recolher. O presidente disse não poder fazer nada. "Quem deu poderes para estados e municípios fazer o que estão fazendo, inclusive, ignorando a Constituição? Quem foi que deu esse poder?", afirmou. "Quando indicavam ministro do Supremo, ninguém falava nada. Quando indicavam autoridades para tudo quanto era lugar, ninguém falava nada. Agora, cobram tudo de mim".

Relato do senador
O senador Jorge Kajuru disse, na segunda-feira, haver "fatos que a imprensa vai tomar conhecimento, fatos terríveis" sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro na pandemia. "O presidente da Pfizer veio conversar com ele aqui no Brasil e ficou das 8h às 18h esperando. No final, recebeu a informação de que não iria atendê-lo, em agosto do ano passado", contou. De acordo com Kajuru, a informação foi repassada a ele por um ex-ministro que vai depor na CPI da Covid. A assessoria de imprensa da Pfizer negou a informação. O Planalto não se pronunciou.