Título: Lula se submete a cirurgia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2005, País, p. A4
Presidente retira pólipo nasal no Incor
SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido ontem à noite, no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, a uma cirurgia para a retirada de um pólipo nasal, tecido esponjoso que dificulta a respiração. A comitiva presidencial chegou ao hospital em 12 carros.
A cirurgia - considerada simples - tem tempo médio de uma a três horas e é necessária a aplicação de anestesia geral. Ela foi conduzida pela equipe do cirurgião otorrinolaringologista Clemente Ribeiro de Almeida, sob coordenação clínica do cardiologista do Incor Roberto Kalil, médico do presidente. Lula saiu de Brasília às 17h30. Segundo a assessoria do Planalto, o presidente deve retornar a Brasília hoje de manhã e descansará no carnaval.
Os pólipos nasais são tumores pálidos e inchados, geralmente observados nos pacientes que sofrem de rinite alérgica de longa duração. Podem levar a obstrução nasal crônica e a uma redução no olfato. Muitas vezes, os pacientes apresentam infecções de repetição dos seios nasais (sinusites).
Após a operação, os pacientes devem ser reavaliados periodicamente em razão das recidivas freqüentes. Indivíduos com alergia têm maior tendência a apresentar pólipos, que também podem se desenvolver durante infecções. No caso de Lula, o problema é antigo. Agora, teria se tornado ''insuportável'', segundo um amigo muito próximo de Lula.
De acordo com Kalil, apesar de ser um procedimento simples, a cirurgia pode exigir internação pela eventual necessidade de uso da anestesia geral. Em geral, os pacientes precisam ficar com um tampão pós-cirúrgico no nariz por alguns dias após a cirurgia. É o que deve ocorrer com o presidente.
Em abril do ano passado, Lula se submeteu a uma intervenção cirúrgica para a retirada do calázio (espécie de terçol) na pálpebra direita.