Título: PTB lança candidatura do pefelista Arruda
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/03/2005, Brasília, p. D3

Presidente do partido diz que aguarda uma resposta

A festa de filiação do deputado Gim Argello ao PTB acabou servindo de palco para o lançamento da candidatura do deputado federal José Roberto Arruda (PFL) à sucessão do GDF. Quem se encarregou do pronunciamento foi o deputado federal Alberto Fraga, presidente regional do PTB. Em meio aos quase 1,5 mil convidados, que compareceram à cerimônia em uma churrascaria, Fraga pediu licença ao senador Paulo Octávio, presidente do PFL e disse que Arruda seria o nome do PTB à sucessão do governador Joaquim Roriz.

- Estamos aguardando a resposta dele [Arruda]ao convite para a filiação. Não tenho dúvidas de que Paulo Octávio será o escolhido do PFL e este desconforto de dois candidatos destro da legenda é notório - disse Fraga ao JB, ontem.

Arruda, porém, apenas agradeceu. Há meses os dois deputados federais articulam uma candidatura em conjunto para 2006. Fraga ainda não descarta a possibilidade de deixar o PFL para ajudar na campanha do parceiro na sigla e estuda convite para uma possível filiação. Uma terceira via poderia ainda ser caminhar para o PSDB. O governo federal não tem simpatia pela permanência de Fraga - opositor ao Planalto - e, segundo fontes do partido, vem fazendo pressão para que o federal deixe a legenda, que hoje faz parte da base de apoio de Lula.

No entanto, a expectativa com a ida de Gim Argello para o PTB seria proporcionar maior articulação dentro da legenda e facilitar a candidatura. O distrital, ex-peemedebista, ajudaria a atrair novos nomes e fortalecer composições.

Quem não gostou nada da declaração de Fraga na festa de filiação foi Paulo Octávio. Contrariado, o senador chegou a receber desculpas de Fraga pela incerta.

- Quem deveria ser prestigiado era o Gim. Além disso, foi deselegante comigo, que sou presidente do PFL-DF - reclamou o senador, dizendo ainda que o deputado contrariou uma orientação de Roriz, que pediu que nenhuma candidatura fosse escancarada prematuramente. Segundo ele, Arruda teria garantido que pretende continuar no PFL.