Título: Vaticano confirma liderança do papa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2005, Internacional, p. A9
Cardeais debatem declínio do papado
CIDADE DO VATICANO - As condições de saúde do papa João Paulo II estão melhorando e ele continua no comando da Igreja Católica, reforçou ontem o Vaticano, num momento em que cardeais começam a falar abertamente sobre o declínio do papado, devido aos problemas de saúde do pontífice, que tem 84 anos.
- Se houver algo que precise de uma decisão do Santo Padre, é o Santo Padre que tomará a decisão - disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, respondendo a especulações de que o papa já não comanda a Igreja.
O porta-voz também confirmou a esperança do papa de estar forte o suficiente para dar sua bênção semanal, no domingo. Ele não é visto em público desde que abençoou a multidão na praça de São Pedro de sua janela, no final de semana passado.
- Todos sabem o quanto João Paulo II valoriza esse compromisso regular e ele não quer perdê-lo - disse.
O pontífice está há três dias internado no hospital Gemelli, em Roma, para onde foi levado às pressas devido a uma crise respiratória na noite de terça-feira, causada por uma gripe. O Vaticano indicou que sua recuperação avança num ritmo constante.
- A condição de saúde do Santo Padre está melhorando. Ele já está se alimentando normalmente e os exames clínicos e laboratoriais confirmam que a condição geral se estabilizou - afirmou o porta-voz.