Título: Rice se encontra hoje com Abbas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/02/2005, Internacional, p. A10

Secretária esteve com Ariel Sharon e disse que Israel precisa tomar ''decisões difíceis'' se quiser a paz

JERUSALÉM - A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, chegou ontem a Israel e afirmou que o país terá de tomar ''decisões difíceis'' para avançar com o processo de paz com os palestinos.

Rice esteve ontem com o primeiro-ministro Ariel Sharon e deve se encontrar hoje com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

A visita ocorre em um momento considerado propício para negociações e às vésperas do encontro de cúpula entre Sharon e Abbas no Egito, marcado para amanhã.

- É um tempo de otimismo no Oriente Médio - afirmou a secretária de Estado dos EUA.

Antes de se encontrar com o ministro israelense das Relações Exteriores, Silvan Shalom, Rice afirmou que iria pedir aos ''amigos em Israel'' que ''continuem a tomar as decisões difíceis que têm de ser tomadas para promover a paz e um Estado palestino democrático''.

- Esta é uma época de oportunidades que não podemos desperdiçar - afirmou Rice.

Shalom disse à TV israelense que falou com a secretária sobre as demandas palestinas.

- Se os palestinos não fizeram tudo para cessar com o contrabando de armas pelos túneis, não fechar os túneis, não acabar com as escolas de armas e com a posse ilegal, nós estaremos apenas dando tempo para que os grupos que usam da violência se reorganizem e planejem novos ataques que podem pôr abaixo qualquer negociação - afirmou o ministro israelense.

Antes de Israel, Rice visitou a Turquia, parte do roteiro de sete dias da secretária na Europa e no Oriente Médio. Em Ancara, Rice acalmou os turcos sobre o futuro do Iraque com a participação dos curdos.

Em Jerusalém, a secretária pediu ao governo israelense que aplique, sem atrasos, o plano de retirada da Faixa de Gaza e de quatro assentamentos no Norte da Cisjordânia, cuja execução está prevista para julho deste ano.

Segundo a Casa Branca, a visita de Rice tem como objetivo mostrar o apoio dos EUA ao encontro de cúpula de amanhã, que consagra a aproximação registrada nas últimas semanas entre palestinos e israelenses.

A secretária pediu aos israelenses que adotem medidas para melhorar as condições de vida dos palestinos e para criar um ambiente de confiança com o levantamento, por exemplo, das restrições de movimento para a população palestina na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

As forças de segurança israelenses elevaram o nível de alerta por causa da visita de Rice e da cúpula de Sharm el-Sheikh, no Egito.

O ministro da Defesa Shaul Mofaz afirmou que acredita que grupos armados palestinos tentarão cometer algum atentado para minar os esforços diplomáticos dos últimos dias.

O Conselho Revolucionário do movimento Fatah em Gaza pediu ontem a Israel que aceite um cessar-fogo mútuo com os palestinos.

A medida foi decidida pelos 73 membros do Conselho, comandado pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, e reunido desde sábado.