Título: Carnaval abre trégua na Câmara
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 05/02/2005, Brasília, p. D3

Deputados deixam as discussões sobre as comissões da Casa para depois do carnaval e aproveitam o feriado para relaxar Nada de acaloradas discussões sobre cargos ou presidências de comissões. Diante da falta de consenso entre o PMDB e o bloco formado pela Frente Democrática - que engloba PFL, PT, PPS, PP e mais quatro parlamentares sem partido - os distritais resolveram adiar a polêmica para depois do carnaval. Com ponto facultativo decretado pelo presidente Fábio Barcellos (PFL) desde ontem até a quarta-feira de cinzas, os trabalhos devem voltar apenas na próxima quinta-feira. O parlamentares do DF devem aproveitar os cinco próximos dias para descansar, em Brasília ou fora, ou mesmo cair na folia. Boa parte deles promete prestigiar o desfile das escolas de samba brasilienses no Ceilambódromo. A deputada Érika Kokay (PT) será madrinha da bateria da Arurema, do Recanto das Emas, e desfila na noite de terça-feira.

- Vou no chão com a rainha da bateria, que é a passista que vem na frente - ressalta a deputada.

Esta é a segunda vez que ela aceita um convite da escola - a primeira foi em 2002. Este ano, o samba-enredo é uma homenagem a Brasília e ao roqueiro dos anos 80, Renato Russo.

Um pouco mais tímido, o deputado Pedro Passos, líder do PMDB na Câmara, também recebeu convite para desfilar na Unidos de Santa Maria, mas optou por assistir à escola do camarote, onde deve encontrar-se com o colega Chico Vigilante (PT).

- Vou levar uma cachaça da fazenda de presente para ver se ele é bom de samba no pé - desafiou Passos, rindo.

Eliana Pedrosa, líder do PFL, também já garantiu presença no Ceilambódromo.

Longe da folia, a peemedebista Eurides Brito afirma que vai aproveitar o feriado para estudar possíveis projetos de lei, avaliar a proposta de reforma universitária do governo federal e escrever artigos para jornais.

- Quero ainda terminar de ler o segundo volume do livro Matarazzo, do ex-ministro Ronaldo Costa Couto, que estou gostando bastante - diz Eurides.

O vice-presidente da Casa, Chico Floresta (PT), também promete trabalhar no carnaval: pretende estudar processos da vice-presidência. Na quinta-feira ele embarca para São Paulo, onde participa das festividades em comemoração aos 25 anos do PT.

A tranqüilidade da área rural será opção do distrital Wilson Lima (sem partido) e do deputado federal Alberto Fraga (PTB), que ''fugirão'' para fazendas e chácaras próximas do DF.

Evangélico, pastor da Assembléia de Deus, Peniel Pacheco (sem partido) deve deixar o agito do DF e passar o carnaval em um retiro espiritual, em Caldas Novas (GO).