O Globo, n. 32021, 08/04/2021, País, p. 7

 

Bolsonaro faz novas críticas a prefeitos e governadores
Guilherme Caetano
Daniel Gullino
08/04/2021

 

 

 

Após o país registrara pior marca diária desde o início da pandemia, com 4.211 mortes em 24 horas, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar ontem governadores e prefeitos pelas medidas de isolamento social. Ele afirmou que “falta humanidade” aos mandatários. A declaração foi feita em Foz do Iguaçu( PR ), durante a inauguração do aeroporto da cidade. O evento contou coma presença do governador Ratinho Júnior (PSD).

—( Quero) apelara todos os governadores e prefeitos do Brasil: todo homem que trabalha, toda atividade que ele exerce para levar o pão para casa é uma atividade essencial. Essa política de “fique em casa ”, de tirarem prego dos outros, de fechar o comércio, está empobrecendo o nosso país. Sabemos do problema do vírus, mas sabemos também do problema do desemprego.

O presidente acrescentou que “lamenta as mortes”:

— Está faltando um pouco de humanidade por parte de muitos governadores e prefeitos do Brasil nessa questão da pandemia. Lamentamos a morte. Muito. Queríamos que ninguém morresse, mas temos uma realidade pela frente. O desemprego é o efeito colateral mais dano soque o próprio vírus—afirmou.

Mais cedo, Bolsonaro visitou Chapecó (SC), onde defendeu mais uma vez medidas sem eficácia para a Covid, como o “tratamento precoce”. Elogiada por ele pelo“trabalho excepcional” do prefeito João Rodrigues( PSD ), acidade registrou aumento de 322% em mortes pela doença em 2021.