Título: Vias urbanas serão restauradas
Autor: Guilherme Queiroz
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, Brasília, p. D3

As combalidas vias urbanas de algumas cidades do DF devem passar por uma restauração completa nos próximos dois anos. A partir de maio, a Novacap pretende iniciar a execução de um orçamento calculado em R$ 200 milhões para livrar as principais ruas do DF dos buracos e de outros problemas de conservação. A restauração das ruas em condições precárias deve ser concluída até o fim do ano. Ainda não há previsão de obras nas vias locais. De acordo com o presidente da Novacap, Elmar Koenigkan, os recursos serão destinados, em princípio, às vias urbanas de maior movimento e em estados mais avançados de degradação. A previsão é de que ruas como a Via W3, a Avenida Hélio Prates e a Avenida Elmo Serejo, por exemplo, sejam as primeiras a serem restauradas. Até o final de 2006, garante Koenigkan, as principais vias de cada cidade do DF devem estar com a pavimentação renovada.

- Toda via que estiver com aparência de colcha de retalhos, essas serão as primeiras a serem ''atacadas'' - afirma o presidente da Novacap.

Nas reformas, estão previstas ainda alterações na pavimentação das vias urbanas. A Novacap estuda aumentar a espessura de massa asfáltica em vias onde o tráfego de ônibus e veículos pesados, como a W3. Koenigkan explica que, hoje, as vias têm 3,5 centímetros de asfalto. Para as obras, a previsão é de que seja colocada uma camada de até 5,5 centímetros de asfalto. Na Via Expressa da Ponte JK, por exemplo, que custou R$ 30 milhões aos cofres do GDF, a espessura aplicada pela Novacap foi de 7,5 centímetros.

- Com o acréscimo, devemos ter uma melhora expressiva na durabilidade das vias. Os custos são mais altos, mas compensam na qualidade - comenta Koenigkan.