Título: Câmara reabre dividida
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, Brasília, p. D6

O ano legislativo começa amanhã e os distritais retornam divididos em grupos

A Câmara Legislativa abre amanhã, às 15h, em sessão solene, mais um ano legislativo. O recesso não significou trégua às animosidades dos grupos ali abrigados. Ao contrário. Acirrou os conflitos e aprofundou divisões. A Frente Democrática, formada por representantes do PT, PFL, dissidentes do PMDB, PPS e sem partido, chega praticamente dissolvida, dando origem a dois grupos. Um - até então, Grupo do Cinco - formado pelos deputados Fábio Barcellos, eleito presidente da Câmara, Eliana Pedrosa, corregedora, Wilson Lima e José Edmar, ambos prestes a deixar o PMDB e Júnior Brunelli. Esse bloco passa a ser Grupo do Seis com a adesão do deputado Leonardo Prudente (PMDB) que, sexta-feira última, aceitou o convite para compô-lo. Na outra ponta, estarão os deputados do PT, do PPS e os sem partido.

- Continuamos na base do governo, mas com uma nova postura e com o objetivo de recuperar a credibilidade do Legislativo local - explica Leonardo Prudente, ao negar que em algum momento tenha pensado em se unir à Frente Democrática.

A Frente conseguiu romper com a hegemonia peemedebista, evitando que alguém muito próximo ao governo se mantivesse no comando da Câmara Legislativa, como nas legislaturas passadas. No entanto, cinco dos seus integrantes, entre eles o atual presidente da Casa, Fábio Barcellos, não se afastaram do Palácio do Buriti.

Mesmo sendo do PMDB, Prudente reconhece que a Frente cumpriu um papel importante ao conquistar o comando da Mesa Diretora. Nos últimos anos, o Executivo roubou a cena ao legislar mais que a Câmara. As propostas do governo sequer eram discutidas antes da aprovação.

Ele não descarta, no entanto, a possibilidade de ressurgimento da Frente sempre que questões de interesse maior da sociedade estejam em jogo. E será somente nestes momentos que PMDB, PFL e PT estarão unidos. Mas não será um bloco permanente. Como o PMDB, a Frente agrega personagens de correntes ideológicas díspares, lembra Prudente.

Dentro do PMDB os conflitos também não cessaram e podem até agravar, diante das divergências que colocam em lados opostos os deputados Wilson Lima e Pedro Passos, hoje líder do partido na Casa, e a deputada Eurides Brito e José Edmar. Embora a saída de Lima e Edmar seja uma questão de tempo, isso não arrefece nem um pouco os ânimos.