Título: Uma rival para Lula em 2006
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 01/02/2005, País, p. A3
A senadora Heloísa Helena, expulsa do PT em dezembro de 2003, será candidata à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL). A decisão foi tomada no sábado, no 2º Encontro Nacional do partido, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Na presença de 1.800 integrantes da nova legenda, foi aprovada um resolução que propunha a candidatura da senadora.
Para Heloísa Helena, mesmo com as remotas possibilidades de vitória, o movimento é fundamental para a consolidação do partido como oposição:
- Seria uma demonstração de covardia política inimaginável para os militantes que nós estivéssemos em 2006 diante da mesma farsa neoliberal entre tucanos, pefelistas e os novos neoliberais petistas - desferiu.
Apesar da força política que exerce em Alagoas, onde teria boas chances de concorrer ao governo estadual ou à reeleição do senado, Heloísa Helena acredita que, se for escolhida, não terá alternativa.
- Se meu nome for aquele que representar uma possibilidade de mobilização da esquerda democrática e socialista no país, me sinto na obrigação e sentirei muita alegria, mesmo sabendo que a chance de vitória é quase nula.
A possibilidade de ficar sem cargo não assusta a senadora, assegura:
- Sempre entendi a ocupação de cargos como de militância. Para mim, estar no Senado ou na sala de aula comendo giz é a mesma coisa.