O Globo, n. 32035, 22/04/2021, Mundo, p. 28

 

Putin promete ‘resposta dura’ se rivais cruzarem ‘linha vermelha’

22/04/2021

 

 

O presidente Vladimir Putin alertou o Ocidente ontem a não cruzar as “linhas vermelhas” da Rússia, afirmando que Moscou responderá de modo “assimétrico, rápido e duro” a quaisquerprovocaçõesqueconsideredescabidas.Aameaçavememummomento de aumento da tensão com os Estados Unidos e a União Europeia, com troca de sanções, expulsões de diplomatas e aumento de atividades militares.

— Os responsáveis por quaisquer provocações contra nossos interesses de segurança vão se arrepender como há muito não se arrependem — disse Putin em sua fala de 83 minutos às duas Câmaras do Parlamento, em que buscou projetar força e resistência diante de seus desafetos internacionais.

TIGRES E HIENAS

Enquanto Putin fazia seu discurso anual sobre o Estado da União, cerca de 1.400 pessoas foram presas ao tentarem se manifestar em apoio ao líder opositor Alexei Navalny, segundo a ONG OVD-Info, que monitora protestos no país. Os atos haviam sido organizados diante da piora do quadro clínico do crítico do Kremlin, que foi transferido para o hospital na segunda, após três semanas em greve de fome na prisão. Nesta quarta, relatores de direitos humanos da ONU defenderam sua transferência para tratamento no exterior.

Segundo Putin, a Rússia não quer destruir pontes e prefere o diálogo, mas não terá medo de responder caso perceba que está sendo atacada. Moscou determinará caso a caso, ele disse ainda, quais são as linhas que não devem ser cruzadas.

O presidente não citou nenhum país, mas se trata de uma resposta à intensificação dos enfrentamentos retóricos entre Moscou e países da Otan, a aliança militar liderada pelos EUA, diante do aumento da presença militar russa perto da fronteira com a Ucrânia e na península da Crimeia, no Mar Negro, anexada pelo Kremlin em 2014, após um governo pró-Ocidente chegar ao poder em Kiev.

—Se alguém confundir nossas boas intenções com indiferença ou fraqueza, e tenha por pretensão destruir ou até explodir pontes, eles devem saber que a resposta russa será assimétrica, rápida e dura — disse, comparando o país a um tigre cercado por hienas como em um livro do escritor britânico Ruyard Kipling.

O discurso foi bem visto pelo mercado, que viu uma valorização do rublo após os temores de que a fala incluísse o anúncio de estratégias mais diretas de política externa não se concretizarem. Com eleições parlamentares em cinco meses, Putin dedicou a maior parte do tempo a assuntos domésticos, como a vacinação contra a Covid-19 e os impactos econômicos da pandemia, prometendo expandir benefícios sociais e maiores investimentos em infraestrutura para melhorar a qualidade de vida.