Título: Motorista bêbado mata criança
Autor: Melissa Medeiros e Guilherme Queiroz
Fonte: Jornal do Brasil, 07/03/2005, Brasília, p. D6

A criminosa combinação álcool e volante provocou a morte de duas crianças A violência no trânsito continua a engrossar as estatísticas da principal causa de morte nas ruas do DF. Neste fim de semana, três brasilienses morreram vítimas de atropelamentos. Duas delas eram crianças, mortas por motoristas embriagados, que deixaram outras três crianças feridas que passam bem. A outra vítima, um homem de 42 anos, andava de bicicleta até o trabalho, pela Via Estrutural. Na Ceilândia Norte, o motorista Edemar da Silva, 34 anos, dirigia alcoolizado na Via Leste da QNM 06 e, ao tentar fazer uma curva, perdeu o controle do carro que capotou e atingiu quatro crianças que brincavam na calçada. Uma delas, Jonatas Noronha, de cinco anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no final da tarde no Hospital de Base de Brasília (HBB).

Após o acidente, as quatro crianças, o motorista e três passageiros do automóvel foram levados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional da Ceilândia (HRC). Jonatas chegou ao local com múltiplas lesões, pulso fraco e traumatismo craniano, mas respirando naturalmente. Os médicos deram os primeiros socorros, mas perceberam a gravidade da criança e solicitaram remoção imediata para o Hospital de Base. A equipe médica do HBB tentou durante 45 min estabilizar ao estado de saúde do menino, mas as complicações da fratura da base do crânio levou-o a morte.

- Tentamos ressuscitar a criança, mas ele estava muito desidratado e a fratura era muito grave. Não tivemos tempo nem de estabilizar seu estado para fazermos os exames necessários para determinar os procedimentos seguintes - disse a médica Maslova Ayres, chefe da equipe que acompanhou Jonatas.

As outras crianças atropeladas tinham cinco, sete e 11 anos. Chegaram ao HRC com lesões múltiplas, foram atendidas e já liberadas. Assim como, o motorista e os passageiros do veículo.

Por volta das 19h40 de sábado, Paulo Ricardo Medeiros, 10 anos, foi atropelado às margens da avenida principal de Samambaia, na altura da QR-221. O motorista do Santana (JEW-3031 do DF) - que não teve seu nome divulgado, estava embriagado e fugiu sem prestar socorro. Minutos depois, foi preso dentro de sua casa e autuado em flagrante. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas Paulo já estava morto quando o socorro chegou ao local do acidente.

Na manhã de sábado, Erson Cinímio Correia, 42 anos, foi atropelado por Luciano da Silva, enquanto pedalava de sua casa, em Taguatinga Norte, até seu trabalho. O acidente ocorreu na Via Estrutural, sentido Plano Piloto, na altura do posto da Companhia de Polícia Militar Rodoviária (CPRv). O motorista chegou a prestar socorro, mas Erson morreu no local. O caso está sendo investigado pela 17ª DP (Taguatinga Norte) que ainda não localizou testemunhas para apurar detalhes do acidente.