O Globo, n. 32036, 23/04/2021, Economia, p. 21

 

Bolsonaro critica projeto que prevê igualdade
Dimitrius Dantas
23/04/2021

 

 

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, durante transmissão semanal nas redes sociais, que um projeto que prevê multa em caso de discriminação salarial entre os gêneros pode tornar “quase impossível” que mulheres arrumem emprego. A proposta foi aprovada na Câmara e no Senado e agora só depende da sanção de Bolsonaro para entrar em vigor.

Segundo o projeto, aprovado no fim de março pelo Senado, a punição passa a ser de até cinco vezes a diferença salarial verificada entre o homem e a mulher. A indenização será multiplicada pelo período de contratação da funcionária, respeitando um limite de cinco anos.

O presidente afirmou que, na Justiça trabalhista, a maior parte das decisões favorece o empregado em detrimento do empregador e que, se sancionar a lei, muitos empresários vão parar de contratar mulheres com medo de serem injustamente enquadrados:

— Qual a consequência disso vetado ou sancionado? Vetado, vou ser massacrado. Sancionado, você acha que as mulheres vão ter mais facilidade de arranjar emprego ou não no mercado de trabalho? Vamos ver, se eu sancionar, como vai ser o mercado de trabalho para a mulher no futuro. É difícil para todo mundo, para a mulher é um pouco mais difícil. (Vamos ver) Se o emprego vai ser quase impossível ou não.

OPINIÃO DE SEGUIDORES

Bolsonaro pediu para que seus seguidores respondessem nos comentários da transmissão na rede social se ele deveria sancionar a nova norma. O presidente, entretanto, explicou que não necessariamente iria seguir o resultado por causa da possibilidade, segundo ele, de que aparecessem pessoas pedindo o veto com o objetivo de, posteriormente, criticá-lo.

— Segunda-feira é o dia D. Vou ver nos comentários da live se eu devo sancionar ou vetar o projeto que aumenta a multa para aquele que pague salário menor a quem exerça a mesma atividade — afirmou o presidente.