O Estado de São Paulo, n. 46483, 22/01/2021. Metrópole, p. A9

 

Estado de SP deve ter fase vermelha nos fins de semana

Alberto Bombig

22/01/2021

 

 

Anúncio está programado para ocorrer hoje na sede do governo paulista. Medida leva em consideração avanço do novo coronavírus

São Paulo deverá ter regras mais duras de isolamento social nos finais de semana. A ideia é que a partir da noite desta sexta-feira todo o Estado entre na fase vermelha, da qual só sairá na segunda-feira, quando cada região retornará para a fase em que se encontrava, conforme apurou o blog da Coluna do Estadão com autoridades do Estado.

O anúncio da mudança está programado para acontecer hoje em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A medida também deverá se repetir em outros finais de semana.

A medida tem por objetivo primordial evitar o estrangulamento da rede pública de saúde diante do aumento de casos de covid-19. A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo de combate à pandemia: bares, restaurantes, comércio, parques e shoppings vão ser fechados nos finais de semana.

Continuarão abertos os serviços essenciais, como supermercados e farmácias.

O Centro de Contingência do Coronavírus do Estado avalia, conforme o Estadão apurou, que a situação de transmissão é extremamente grave, com uma alta transmissão do vírus em todas as regiões do Estado. Assim, está recomendando ao governo que tome as medidas mais restritivas possíveis para tentar reduzir o avanço da doença.

No início desta semana, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, já havia ressaltado que a propagação da covid-19 segue em ritmo acelerado no Estado. "Tivemos a pior semana epidemiológica desde o início da pandemia", afirmou Gorinchteyn na segunda-feira passada, citando um aumento de 77% no número de novos casos ante a semana anterior e de mais de 50% no total de mortes. As internações tiveram um aumento na casa dos 30% até então.

O secretário afirmou ainda na oportunidade que, dado o aumento dos casos, o Estado mantém "no radar" a reativação de hospitais de campanha para atendimento da população. "Já estamos ampliando leitos dentro de hospitais e também a contratando hospitais privados. E nós não tiramos do radar os hospitais de campanha."

Progressivamente o governo do Estado vem restringindo as medidas que afetam a circulação de pessoas e o funcionamento do comércio não essencial. Isso acontece desde o fim do mês de novembro. No dia 30 de novembro, todo o Estado regrediu para a fase amarela do Plano São Paulo. Na oportunidade, 11 regiões já haviam avançado até a fase verde.

Diante do contínuo avanço da doença ao longo de dezembro e no começo de janeiro, o governo havia endurecido as restrições para oito regiões na semana passada. Sete passaram para a fase laranja e a região de Marília passou para a vermelha, a mais crítica. A medida já representou uma antecipação da reclassificação, já que uma nova avaliação estava prevista para ocorrer somente no próximo dia 5 de fevereiro. "A situação vem se agravando a cada semana", disse o governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa na sexta-feira passada.  / COLABOROU MARCO ANTÔNIO CARVALHO

PARA LEMBRAR

Surtos crescem nas famílias

Médicos notaram que os surtos de covid-19 dentro das famílias cresceram nas primeiras semanas de janeiro no Estado. O crescimento de casos confirmados entre parentes é uma consequências das festas de fim de ano, onde houve aglomerações e insuficientes cuidados de higiene e distanciamento.