Título: Papa abençoa do hospital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/03/2005, Internacional, p. A9

Católicos renovaram a esperança com nova aparição de João Paulo II

ROMA - O papa João Paulo II reapareceu, ontem, na janela do 10º andar do hospital Gemelli, em Roma, tranqüilizando os católicos que o aguardavam para a oração do Angelus. Em silêncio, mas com a aparência melhor do que na semana passada, o pontífice acenou para multidão de fiéis reunidos na pequena praça em torno do prédio. Esta foi a terceira vez que o Papa, de 84 anos, celebra a benção do hospital por causa de seus problemas de saúde.

-Estamos contentes, o vimos melhor - disse uma idosa italiana que diariamente vai ao hospital Gemelli com a esperança de ver o Santo Padre.

João Paulo II, sentado em uma cadeira, estava com o colarinho da batina aberto devido à traqueostomia a que foi submetido. Ele fez o sinal da cruz repetidas vezes abençoando os fiéis e se aproximou da janela para ser melhor visto pelo povo. Cercado por seus colaboradores mais próximos e da equipe médica que o assiste, o papa acompanhou pela televisão a tradicional cerimônia de domingo, que transcorreu diante da basílica de São Pedro, presidida pelo bispo argentino Leonardo Sandri.

Na praça de São Pedro, três mil pessoas puderam ver o pontífice rezando no hospital, através de telões. Na mensagem lida por Sandri, João Paulo II agradeceu as pessoas de diferentes crenças que estão rezando por sua melhora rápida: ''Desejo manifestar meu agradecimento a todos, em especial aos crentes de outras religiões e particularmente aos judeus e muçulmanos''.

João Paulo II está no hospital Gemelli desde de 24 de fevereiro se recuperando da cirurgia para melhorar as atividades respiratórias. Por enquanto, não se sabe quando o Santo Padre receberá alta, nem se poderá presidir as extenuantes cerimônias da Semana Santa, entre 20 e 27 de março. O Vaticano estuda várias opções com diferentes níveis de participação do papa.