O Globo, n. 32037, 24/04/2021, Economia, p. 18

 

Guedes diz que Mercosul precisa ser reavaliado e sugere flexibilizar acordos

24/04/2021

 

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu a flexibilização dos acordos comerciais do Mercosul e a redução da tarifa comum do bloco. Segundo ele, o bloco precisa ser reavaliado para que continue sendo um veículo interessante a seus países-membros. — Nós gostaríamos de, numa primeira dimensão, flexibilizar os acordos comerciais. Deixar que um membro consiga ter acordos comerciais, como se fosse um pioneiro. Se for bom, o grupo avança – afirmou em sessão especial do Senado sobre os 30 anos do Mercosul.

A sessão foi comandada pelo senador Fernando Collor de Mello (Pros-AL), presidente da República na época do acordo. Os ex-ministros Zélia Cardoso de Mello (Economia) e Rubens Ricupero (Relações Exteriores) participaram. Guedes disse que, se o objetivo do Mercosul foi facilitar o comércio, ele não pode se tornar um acordo limitador. E afirmou que o Brasil também sugere a redução da tarifa externa comum (TEC), reconhecendo que outros países não avaliam ser o melhor momento para essa alteração. — Nós achamos que é importante reduzirmos e fizemos a proposta para reduzir apenas 10%. Isso não machuca ninguém, é só para manter aquecido —disse.

Para Guedes, o Mercosul não pode "encapsular" o país: — Essa grande ferramenta, que foi criada como uma avenida para globalização e integração competitiva, acabou virando uma bolha que nos isolou de um comércio mais amplo. (F.T. e M.V.)