O Estado de São Paulo, n. 46486, 25/01/2021. Metrópole, p. A17

 

Rondônia vai transferir pacientes com Covid, diz governo

Priscila Mengue

25/01/2021

 

 

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (sem partido), afirmou que o Ministério da Saúde aceitou dar suporte para a transferência de pacientes com covid-19 para outras partes do País. O Estado tem hospitais lotados e enfrenta falta de leitos e médicos suficientes para atender ao agravamento da pandemia do coronavírus.

Ontem, em coletiva de imprensa, ele afirmou ainda que há a possibilidade de o governo federal enviar médicos e equipamentos para o Estado para reduzir a necessidade de transferências. "Nossos leitos estão totalmente ocupados com rondonienses e com brasileiros", declarou anteontem, em transmissão ao vivo em redes sociais, ao se referir também ao atendimento de pacientes vindos do sul e da capital do Amazonas após o agravamento da crise sanitária no Estado vizinho.

Segundo Rocha, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assentiu em transferir pacientes que estão na fila por leito de internação. "E outros tantos quanto forem necessários para outros hospitais federais existentes aqui, no nosso País. E assim será feito. Mandamos o documento e todo o trabalho está sendo desenvolvido para que isso aconteça", afirmou ele.

Além disso, pediu a médicos para se oferecerem para trabalhar em Rondônia. O Estado tem 2.097 óbitos e 116.133 casos confirmados do novo coronavírus. Até a noite de anteontem, havia um total de 543 internados.