O Globo, n. 32041, 28/04/2021, País, p. 9

 

Bolsonaro diz que não errou ‘em nada’ na pandemia
Dimitrius Dantas
Daniiel Gullino
28/04/2021

 

 

 

No dia da instalação da CPI da Covid no Senado, o presidente Jair Bolsonaro teve uma reunião com cinco dos nove ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). Três foram recebidos no Palácio da Alvorada e outros dois participaram por videoconferência. Depois do encontro, Bolsonaro disse a apoiadores que não errou “em nada” ao lidar com a Covid-19.

Os relatórios produzidos pelo TCU são uma das principais munições dos integrantes da comissão para investigar a gestão da pandemia pelo governo federal.

O objetivo do presidente com o encontro foi explicar a atuação do governo contra o novo coronavírus e tentar diminuir o impacto dos documentos levantados pelo TCU no Senado.

Entre os ministros do TCU presentes no encontro com Bolsonaro estava Jorge Oliveira e Augusto Nardes, que há duas semanas pediram vista de um processo que tratava justamente da atuação do Ministério da Saúde durante a pandemia. Também estavam presentes Raimundo Carreiro e o ministro-substituto Augusto Sherman.

Participaram à distância os ministros Benjamin Zymler, relator de um dos processos sobre a pandemia, e Walton Alencar, além do ministro-substituto Marcos Bem querer e da procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado da Costa e Silva.

Da parte do governo, participaram oito ministros, entre eles Paulo Guedes (Economia), Marcelo Queiroga (Saúde) e Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil).

Entre os ministros ausentes, estavam a presidente e o vice-presidente do tribunal, Ana Arraes e Bruno Dantas, respectivamente.

CONVERSA COM APOIADORES

Após o encontro, ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro conversou com apoiadores e afirmou que não errou “nada” durante a pandemia. Entretanto, o presidente já fez diversas previsões erradas sobre a doença e contrariou as principais orientações dos especialistas para conter o novo coronavírus.

Bolsonaro citou falas suas, como a de que se pegasse a Covid-19 teria apenas uma “gripezinha” e a de que a vitamina D ajudaria no combate à doença, para dizer que não errou.

— Me apresente um áudio meu, um vídeo dizendo que (a Covid-19) seria uma gripezinha. Falei que, para mim, seria uma gripezinha — disse, acrescentando: —Não errei nada. Eu não errei em nada. Eu converso, não tenho bola de cristal e nem chuto.