O Globo, n. 32041, 28/04/2021, País, p. 12

 

PRTB, do vice Mourão, vira alternativa para filiação de Bolsonaro
Daniel Gullino
Jussara Soares
28/04/2021

 

 

 

O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem no Palácio da Alvorada representantes do PRTB, partido do vice Hamilton Mourão, para discutir uma possível filiação. Bolsonaro, que está sem legenda desde 2019, quando deixou o PSL, afirmou que pretende definir seu futuro partidário até o fim deste mês.

O criador e presidente do PRTB, Levy Fidelix, morreu na última sexta-feira após passar 53 dias hospitalizado. A causa da morte não foi informada. Bolsonaro expressou pêsames para a família e pediu que “as boas lembranças de Levy Fidelix permaneçam presente entre nós”.

Segundo interlocutores do partido, o presidente esteve com a viúva do político, Aldinéa Fidelix, vicepresidente da legenda, e com os filhos Levy Fidelix Filho, o Levizinho, Lívia Fidelix e Karina Sinni.

Após a morte do patriarca, a família chegou a Brasília para resolver questões do partido e recebeu o convite de Bolsonaro. A interlocutores, familiares dizem que veem no gesto do presidente uma deferência a Fidelix, que, na última hora, abriu mão da candidatura em 2018, para abrigar Mourão como vice na chapa de Bolsonaro. Eles, no entanto, não descartam uma negociação.

PARTIDO MENOR

Na segunda-feira, Mourão disse em entrevista ao “Valor Econômico” que “a princípio” deve continuar no PRTB, mas que vai esperar para ver como será a reestruturação da legenda após a morte de Fidelix. Ele admitiu que Bolsonaro deve procurar outro vice e disse que pode ser candidato ao Senado.

Na semana passada, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) afirmou ao GLOBO que “a tendência” é que seu pai se filie a um “partido menor”. Flávio citou como opções o Patriota, o DC (antigo PSDC) e até mesmo Partido da Mulher Brasileira (PMB), que no último sábado mudou de nome para Brasil 35.

Com o fracasso do Aliança pelo Brasil, partido que seria fundado por bolsonaristas, o presidente conversou com várias legendas. Bolsonaro deixa claro que quer ter o controle da futura sigla, o que impediu que algumas conversas fossem adiante.

A atual executiva do PRTB tem mandato até 2024. O partido foi fundado nos anos 90 por Fidelix, que a tornou uma legenda familiar. Ele concorreu duas vezes à Presidência da República, três vezes a deputado federal, duas vezes ao cargo de governador e outras três vezes a prefeito de São Paulo. Nunca se elegeu. Na última disputa eleitoral, Fidelix disputou a prefeitura de São Paulo em 2020. Terminou a eleição no 11º lugar, com 11.960 dos votos (0,22% do total).