Título: PF combaterá crime no Entorno
Autor: Hugo Marques e Leandro Bisa
Fonte: Jornal do Brasil, 01/02/2005, Brasília, p. D8

Estratégia da Polícia Federal prevê a participação das policias do DF, Minas e Goiás contra os grupos organizados O serviço de inteligência da Polícia Federal vai ajudar a mapear e a combater o crime organizado na região do Entorno. Todo o trabalho de investigação e eventuais operações serão feitos de forma integrada, entre as polícias Federal, Civil e Militar. O mapeamento do crime no Entorno tem sido discutido de forma sigilosa nas reuniões do Gabinete de Segurança Integrada (GGI), que reúne autoridades do governo federal, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. O GGI já teve duas reuniões. A última, na sexta-feira, contou com a participação do secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa.

Para realizar o mapeamento do Entorno, o novo superintendente da Polícia Federal, delegado Daniel Sampaio, já começou a reestruturar e a fortalecer a área de inteligência da Superintendência. O trabalho integrado com as polícias dos Estados, diz Daniel, é uma forma de somar esforços e fortalecer a luta contra o crime.

- Será uma atuação coordenada. Vamos colaborar com inteligência e pessoal - diz Daniel Sampaio.

Para os investigadores, o trabalho da PF complementa o das polícias locais. Enquanto o serviço de inteligência procura identificar a existência de organizações criminosas, as polícias locais têm muita experiência de conhecimento da ação dos marginais e seus pontos de atuação, o chamado varejo.

Daniel Sampaio acha que a PF pode ajudar muito a integrar a ação das polícias das três unidades da Federação que integram o Entorno. Ele destaca a inexistência de qualquer tipo de restrição para a atuação dos policiais federais. O delegado conta ainda com a vantagem da proximidade do Comando de Operações Táticas (COT), grupo especializado que ele ajudou a treinar.

- Temos a facilidade de locomoção - diz o delegado.

A expectativa dentro do GGI é que ações integradas de combate ao crime no Entorno possam reduzir bastante as estatísticas de criminalidade dentro do Distrito Federal. Muitas ocorrências na divisa do Entorno acabam sendo registradas no DF. Sampaio acredita que o reflexo da presença do crime no Entorno seja muito grande em Brasília.

- A solução de segurança no DF passa por uma solução da segurança no Entorno - afirma o delegado.

O retrato que as polícias Estaduais fazem do Entorno não é bom. Apesar de ficar a poucos minutos do DF, a região fica longe das capitais Goiânia e Belo Horizonte, criando um distanciamento administrativo.

Os índices de criminalidade são altos e há informações sobre a presença de redes organizadas em tráfico de drogas, armas e roubo de carros.

Um dos casos mais graves registrados no Entorno foi o assassinato de três fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho, em janeiro do ano passado, em Unaí (MG). Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil levou à identificação e prisão dos responsáveis.