O Globo, n. 32041, 28/04/2021, Economia, p. 22

 

Assessora deixa ministério mesmo depois de Lira prometer reforma
Manoel Ventura
28/04/2021

 

 

 

Assessora especial de Guedes voltada à reforma tributária, Vanessa Canado decidiu deixar o governo mesmo após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PPAL), dar prosseguimento às discussões sobre o tema. Ele cobrou do relator da proposta, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que entregue o seu texto até 3 de maio.

Ao GLOBO, Vanessa não detalhou o motivo da sua saída, mas disse que “encerrou bem” e de “forma muito satisfatória” seu ciclo no Ministério da Economia. Advogada tributarista, ela será substituída pelo professor da FGV e consultor em política e administração tributária Isaías Coelho.

De acordo com integrantes do Ministério da Economia, a saída de Vanessa já era esperada desde dezembro do ano passado, mas vinha sendo adiada.

A assessora de Guedes foi uma das idealizadoras da proposta que une o PIS e a Cofins, primeira etapa da reforma tributária do governo.

Antes de ir para o governo, ela integrava a equipe do economista Bernard Appy, mentor da reforma tributária de autoria da Câmara dos Deputados, no Centro de Cidadania Fiscal. A reforma da Câmara é criticada pela equipe de Guedes, que vê na proposta a chance de aumento da carga tributária.

Para integrantes do governo, a presença de Vanessa no ministério representava um canal de diálogo com os defensores da proposta da Câmara, que é defendida pelo ex-presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ). A avaliação agora é que a saída de Vanessa do governo reforça a resistência do time de Guedes a essa proposta e a defesa de uma reforma fatiada, com adesão voluntária dos estados.